Ícone do site Jornal O Sul

“É papel da Câmara dos Deputados rever anistia”, diz Bolsonaro ao elogiar fala do presidente da Casa

Projeto de lei visa conceder perdão às pessoas investigadas por participarem dos atos de 8 de janeiro de 2023. (Foto: Alan Santos/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (05), que Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, “foi muito feliz” em dizer que vai conversar com líderes para discutir o projeto de lei da Anisita e que é papel da Casa rever o assunto.

“Nós devemos rever isso aí [condenação de envolvidos no 8 de Janeiro], é papel da Câmara rever esse assunto. Hugo Motta foi muito feliz em dizer que vai procurar, vai conversar com os líderes e, havendo a maioria, esse material entrará na pauta e em votação”, disse o ex-mandatário nesta quarta-feira.

Bolsonaro ainda relembrou que em uma conversa anterior, Hugo teria dito que pautaria “qualquer assunto que interessasse a maioria dos líderes”.

“E ele disse também que vai se reunir com líderes e, tendo a maioria, o projeto da Anistia será pautado pela Câmara. O argumento que a gente usa, como ele disse, ficou muito bem claro, não é a minha anistia, eu não estou condenado em absolutamente nada. É a anistia dessas pessoas, dezenas e dezenas de pessoas, condenadas a penas absurdas”, acrescentou.

O projeto de lei da Anistia visa conceder perdão às pessoas investigadas por participarem dos atos de 8 de janeiro de 2023.

Hugo, afirmou na terça-feira (04), em entrevista exclusiva à CNN, que vai procurar tratar esse assunto “com muito cuidado”, e acrescentou que “não há uma decisão tomada sobre pautar ou não pautar, nós vamos ouvir esses partidos”.

O tema divide a Câmara, já que a base do governo quer barrar o texto, enquanto os parlamentares de oposição querem a aprovação do projeto de forma que haja ainda uma ampliação do perdão, para que se estenda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que atualmente está inelegível até 2030.

Para o presidente da Casa, o tema será “com certeza” enfrentado pela sua gestão, mas ressaltou que é necessário cuidado com a pauta. “Um tema que inclusive ajuda a trazer mais tensão pra esse momento com os demais Poderes, e tudo isso que traz mais tensão, nesse momento, não é bom para o Brasil”, disse Hugo Motta.

“Ela é uma prioridade para o PL, que é o maior partido da casa e temos o PT do outro lado sem querer votar a Anistia, então nós vamos colocar na mesa e conjuntamente decidirmos”, completou.

 

Sair da versão mobile