Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2024
Ao participar do painel de encerramento do South Summit Brazil, nessa sexta-feira (22) em Porto Alegre, o governador gaúcho Eduardo Leite defendeu a ideia de um ambiente econômico onde haja convivência pacífica entre competição e cooperação. “É possível praticar o capitalismo sem passar por cima dos outros”, declarou para uma plateia formadas por participantes do evento e autoridades.
“Em um cenário no qual pessoas buscam renda e lucro com muito suor, dá para fazer isso sem destruir ninguém”, prosseguiu. Sua fala também foi marcada por elogios ao evento e o anúncio da próxima edição, marcada para o período de 9 a 11 de abril do ano que vem na Capital – que será mantida até 2027 como sede do evento criado na Espanha.
Leita acrescentou que o temporal que atingiu Porto Alegre (e várias outras cidades do Rio Grande do Sul) nesta semana representou um desafio para os organizadores do South Summit: “Esta edição foi colocada à prova, mas os armazéns do Cais Mauá aguentaram firmes e fortes”.
Visual descontraído
Usando boné e uma calça vermelha (diferente das cores mais sóbrias de seus trajes habituais), o governador à solenidade demonstrando alegria e entusiasmo. Leite disse que as cores são para se aproximar da felicidade emanada pela fundadora do South Summit na Espanha, Maria Benjumea, que, em todas as edições brasileiras, usa trajes com as cores vermelho e amarelo, em homenagem à bandeira de seu país.
Leite falou em inglês e em portunhol, saudando os visitantes, e depois em português, comemorando mais uma edição bem-sucedida:
“Tivemos um evento com a periferia, com as grandes empresas, os grandes estudos de investimento, os alunos, as nossas redes de ensino, o poder público, todos circulando e interagindo, e assim gerando ganhos para todos. Ninguém sai desse South Summit como entrou, porque todas as interações que aqui aconteceram certamente tocaram a alma, o coração e a mente de cada um. Saímos todos muito maiores e melhores”.
Leite também atribuiu o sucesso do evento à colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. E, ao fim de sua fala, adiantou a data da próxima edição, que ocorrerá em Porto Alegre, entre 9 e 11 de abril de 2025. O South Summit Brazil será realizado na capital gaúcha até 2027.
Dirigindo-se ao governador, a espanhola Maria Benjumea, idealizadora do evento, declarou. “Esta iniciativa é sua e este é o Estado da inovação, em que todos trabalham juntos. Só com essa união é possível que tenhamos esta maravilha de South Summit, que desenvolve negócios que beneficiam, cada vez mais, toda a sociedade. Este é um sonho que se tornou realidade. É maravilhoso ver como, juntos, criamos esta comunidade. Isto já é realidade”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul