Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de fevereiro de 2020
No últimos dias, é muito provável que você tenha visto o “desafio da vassoura“, onde pessoas no mundo inteiro alegam estar conseguindo o perfeito equilíbrio das vassouras por conta de um suposto “alinhamento da rotação da Terra”. As versões explicativas para o fenômeno são diversas, incluindo alegações de estudos da NASA, inclinação do eixo terrestre, e, até mesmo, o equinócio.
A experiência começou a ser replicada por diversas pessoas, que aparentemente estavam conseguindo equilibrar as vassouras. Inúmeras fotos foram postadas nas redes sociais e também nos grupos do WhatsApp, o que ajudou a propagar o fenômeno estranho.
Para começar, uma breve pesquisa no portal da Nasa já demonstra que a agência não divulgou absolutamente nada sobre a possibilidade de equilibrar vassouras, e tampouco sobre alguma mudança no eixo ou rotação da Terra. Esse é um clássico exemplo da utilização do nome entidades renomadas para reforçar alguma informação, mesmo que ela seja claramente falsa.
As alegações falsas não param por aí: o equinócio – o momento em que o dia e a noite terrestres tem a mesma duração -, ocorrerá somente no dia 20 de março, portanto, relacionar o equilíbrio das vassouras a isso já começa errado pela data. E, obviamente, o equinócio nada influencia na gravidade da Terra, apenas na incidência de luz solar que determinadas regiões do globo recebem.
Existe uma real explicação?
De acordo com o portal E-farsas, em 2012, o professor de astronomia e física da Texas A&M University Joe Ross disse em entrevista ao site The Eagle que é fácil explicar por que uma vassoura pode ficar em pé sozinha e que isso não tem nada a ver com alinhamento dos planetas e tampouco com o equinócio.
O Eagle também ouviu outro especialista na ocasião, o professor de física e astronomia Bradley Schaefer, que afirmou que, astronomicamente, o equinócio não tem absolutamente nada a ver com equilíbrio das vassouras. Segundo o professor, o truque está no formato das vassouras:
“A vassoura pode se sustentar porque o centro de gravidade está diretamente acima da borda em que se equilibra. E as cerdas são macias o suficiente para se espalhar um pouco no ponto de contato com o chão e fornecer uma base estável para apoiar a alça e permitir que a vassoura se equilibre”, disse ele.
Então, resumo dessa história: mais uma alegação falsa! Não há relação alguma entre o equinócio e o fato das vassouras se equilibrarem.