Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de novembro de 2024
Atividades começaram nesta quinta-feira e seguem até sexta, com atividades presenciais e transmissão online
Foto: DivulgaçãoTeve início nesta quinta-feira (21) o 4º Sesi Conecta Saúde, promovido pelo Sistema FIERGS. Desta vez sediado no Centro da Indústria, Comércio e Serviço (CIC), em Bento Gonçalves, o evento tem como tema “Expandindo as fronteiras do cuidado – um olhar para os impactos no futuro da saúde e economia”. A programação inclui atividades presenciais e online (com transmissão aberta ao público).
O médico e professor na área de Recursos Humanos Eugênio Mussak era um dos mais aguardados do primeiro dia. Em sua fala, ele tratou da temática O Cuidado: uma forma de inteligência estratégica. “A administração sempre foi muito voltada para o cuidado dos recursos materiais. E, aí, nos demos conta de que isso de nada adiantaria sem cuidar dos recursos humanos, que são as pessoas que fazem com que tudo aconteça. As pessoas não requerem manutenção, as pessoas requerem educação, conscientização. É autocuidado, cultura organizacional”, destacou Mussak.
O especialista acrescentou que cuidar de alguém é uma atividade que deve ser remunerada, o que nem sempre ocorre: “A enfermeira, o médico, a professora, a cuidadora profissional cuidam de outras pessoas, e isso é um trabalho remunerado que tem impacto na economia. E aqueles trabalhos de cuidado que não são remunerados? Essa é uma questão que merece uma discussão do ponto de vista administrativo, do ponto de vista social, político e até ético. Até que ponto a mãe, quando cuida do filho, está praticando uma atividade remunerada? Esse é um cuidar instrumental ou esse é um cuidar moral?”.
Já o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, abordou o tema A economia do cuidado e o impacto no mundo do trabalho. Colombo apresentou dados sobre pesquisas mostrando que, com o envelhecimento da população, os serviços de cuidados serão cada vez mais necessários para que tenhamos uma população sadia e ativa profissionalmente. “A economia do cuidado ainda é ampla e essencial para qualquer economia. Temos uma demanda crescente de pessoas a serem cuidadas. Precisamos valorizar os trabalhadores dessa área que, além de pouco valorizados, estão escassos no mercado”, avaliou.
Colombo destacou ainda a questão das mulheres. “Muito se fala em Environmental, Social and Governance (ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), em equiparar salários de homens e mulheres. Mas é preciso lembrar que elas já chegam em desvantagem pela questão cultural, da própria maternidade.”
Ainda na quinta-feira, houve a palestra Interações entre migração populacional, enchentes recentes e as demandas do mercado de trabalho, proferida pelo mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Felipe Garcia.
Já à noite, o cronograma segue com o Conecta Talk. O debate empresarial foi pensado para refletir sobre o tema Desafios atuais relacionados à saúde nas empresas. A atividade, fechada para convidados, prevê os painelistas Geraldo José Alexandrini (diretor-presidente, representando o grupo Bigfer), José Paulo Medeiros (diretor, representando a Tramontina S.A. Cutelaria) e Marcos Dillenburg (CEO, representando a Novus Produtos Eletrônicos), com mediação do médico Eugênio Mussak.
A programação do Sesi Conecta Saúde segue nesta sexta-feira pela manhã, das 8h às 12h30min. Inscrições para conferir a programação online e informações estão disponíveis no site https://www.conectasaudesesi.com.br/.
Reconhecimento de boas práticas
Na sexta-feira, ocorre a entrega do Troféu Sesi Boas Práticas em Saúde e Bem-estar. As empresas são premiadas em três categorias – Grande, Média e Pequeno Porte –, com três troféus concedidos em cada uma, totalizando nove premiações. A primeira cerimônia de entrega da honraria é realizada no evento Sesi Conecta deste ano, em Bento Gonçalves.
A iniciativa tem relação com o selo Selo Sesi de Boas Práticas em Saúde e Bem-estar, desenvolvido em parceria do com o Great Place to Work (GPTW). Para participar, é preciso ter a certificação Great Place to Work até dezembro de 2024 e responder a um questionário específico, que avalia práticas de saúde e bem-estar nas empresas. A inscrição é 100% gratuita e, para o segundo ciclo, pode ser feita até 15/02/2025. No primeiro ciclo, realizado em 2023, foram 21 certificadas, dentre elas empresas como Usaflex, Brphonia, Piccadilly e a multinacional Obnibene. Mais informações, bem como formulário para interessados, estão disponíveis aqui.
Sesi Conecta Saúde
O Sesi Conecta Saúde é feito anualmente e dá voz a especialistas que propõem reflexões sobre as mudanças no estilo de vida da sociedade, novas demandas de cuidado, os impactos na economia, no mundo corporativo e nos modelos atuais de saúde. O tema central do encontro aborda a economia do cuidado e o impacto na saúde da economia, amparado por três norteadores: crise do cuidado, economia do cuidado e cuidado além das fronteiras da empresa.