Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Lentamente, a economia começa a dar sinais de confiança. Desta vez, os dados trazidos à coluna pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, indicam que as exportações brasileiras de carne suína, considerando todos os produtos (in natura, embutidos e outros processados) totalizaram 65,036 mil toneladas em maio.
O saldo – segundo melhor resultado mensal do setor neste ano – superou em 40,8% o total alcançado no mesmo período do ano passado. Turra comenta: “Os custos de produção foram repassados de forma mais significativa em maio, com preços médios quase 150 dólares superiores aos praticados em abril. Neste contexto, com a retração do consumo interno, os embarques têm dado um alívio para as empresas com a elevação do preço do milho e da soja. Ainda assim, o setor está em estado de atenção frente ao cenário de desabastecimento e alta de custos”.
A delação de Sérgio Machado
Responsável pela mais explosiva colaboração às investigações do Ministério Público na Operação Lava-Jato, o ex-dirigente da Petrobras, Sérgio Machado, resumiu de forma clara o papel da empresa em todo o contexto do esquema de propinas montado nos últimos anos. Segundo ele, a Petrobras neste esquema, “é a madame mais honesta do cabaré”.
Padilha inclui Salgado Filho nas concessões
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha reativou o trabalho que realizou quando ocupou a Secretaria Nacional da Aviação Civil, montando o projeto de concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ontem, no anúncio do primeiro pacote de concessões que o governo do presidente Michel Temer lançará em julho, o aeroporto gaúcho foi incluído no pacote divulgado pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella. O governo neste caso, faz uma jogada inteligente: além de viabilizar esta e outras concessões na área dos transportes, prevê arrecadar no mínimo R$ 12 bilhões com os parceiros das concessões. Como sempre, tem quem não goste.
BM e Polícia Civil agindo, apesar da omissão das autoridades
O avanço da criminalidade, muito em razão da omissão de autoridades dos poderes que deveriam decidir dentro da lei e não o fazem, vem sendo contido pelas ações enérgicas da BM (Brigada Militar) e da Polícia Civil nas últimas semanas, tirando dos criminosos a cultura de que “está tudo liberado”. Ontem, a BM deu um show de cidadania, e confortou aos cidadãos de bem, ao agir dentro da lei, e expulsar do prédio da Secretaria da Fazenda, no Centro de Porto Alegre, dezenas de criminosos que promoveram ali um legítimo ato de terrorismo. Lamentavelmente com respaldo de alguns partidos políticos. A identificação dos criminosos vai permitir que o Estado busque o ressarcimento dos prejuízos causados ao patrimônio público.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.