Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de abril de 2016
A troca de idéias e experiências de grandes profissionais na área de tecnologia lotou o salão da Amcham Porto Alegre (R. Dom Pedro II, 861) na manhã desta terça-feira (19). O Comitê de Tecnologia reuniu Flavio Pripas, Diretor Executivo do CUBO, centro de empreendedorismo tecnológico, Sandro Cortezia, Co-fundador e CEO da Ventiur, uma das maiores aceleradoras do país e o Rafael Prikladnicki, Diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, no encontro que abordou a importância dos Ecossistemas de Inovação. Dezenas de sócios da Amcham acompanharam o evento e fizeram perguntas aos palestrantes.
A frente de um dos espaços mais inspiradores de criação tecnológica, o prédio CUBO (São Paulo), Flávio Pripas contou que a criação do local foi motivado pela falta de densidade no setor. A concepção deste espaço físico permitiu o encontro de várias empresas da área da tecnologia, fortalecendo o contato e trocas de insights constantemente, resolvendo esta lacuna no mercado. O empreendedor citou estudo realizado pela UP Global, que aponta acesso a talento, cultura empreendedora e acesso a capital como outros pontos fundamentais para o crescimento de startups.
Sobre a criação de ambientes, Rafael Prikladnicki usou o case Tecnopuc: “Nenhuma empresa entra no parque sem uma proposta de interação com a universidade”, explicou. Durante o evento, os três palestrantes destacaram a importância do ambiente que, muito além do aspecto estrutural, é concebido pelos próprios indivíduos. Integrando possibilidades de criação, oportunidade e compartilhamento de projetos, os Ecossistemas de Inovação são concebidos com maior facilidade.
O Comitê de Tecnologia irá trazer mais projetos e palestras enriquecedoras sobre um dos setores que mais cresce no país ao longo de 2016. Os eventos desenvolvidos por comitês são exclusivos para sócios da Amcham.