Ed Sheeran participou na manhã desta segunda-feira (07) da segunda audiência sobre os direitos autorais de “Shape of You”, o seu maior sucesso, em Londres. O cantor está sendo acusado de plagiar partes da música Oh Why, lançada dois anos antes, pelos compositores Sami Chokri e Ross O’Donoghue.
De acordo com os artistas, o refrão da música de Sheeran, que diz oh I oh I oh I, foi retirado de seu refrão oh why oh why oh why.
Vestindo um terno todo preto, Sheeran chegou ao tribunal, onde negou que teria plagiado a canção de Chrokri e O’Donoghue. De acorco com o site The Mirror, o advogado dos compositores declarou que o cantor “empresta ideias e as coloca em suas músicas, às vezes ele reconhece, mas às vezes não” e que “depende de quem você é e se ele acha que pode se safar”.
Os advogados de Sheeran disseram ao Supremo Tribunal que o cantor de Shape of You e seus co-escritores não se lembram de ter ouvido a música Oh Why antes da batalha legal e “negam veementemente” as alegações de cópia.
Os procedimentos legais começaram em maio de 2018, com Sheeran e seus coautores da música, Steven McCutcheon e John McDaid, pedindo ao Supremo Tribunal que declarasse que não infringiram os direitos autorais de Chokri e O’Donoghue.
Dois meses depois, em julho de 2018, Chokri e O’Donoghue emitiram sua própria reclamação por “violação de direitos autorais, danos e uma conta de lucros em relação à suposta violação”. O julgamento sobre a disputa de direitos autorais deve durar três semanas.