Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2015
Uma edição original do clássico livro “O Hobbit”, do escritor britânico J. R. R. Tolkien, contendo uma dedicatória em língua élfica, foi arrematada por 137 mil libras (cerca de 650 mil reais), mais do dobro do preço estimado, anunciou nesta quinta-feira (4) a casa de leilões “Sotheby’s”.
De acordo com a casa de leilões, esta venda é um novo recorde mundial para um exemplar de um romance de fantasia publicado em 1937. O recorde anterior era de 50 mil libras, que remonta a 2008.
O exemplar vendido foi um presente do autor a Katherine (“Kitty”) Kilbride, uma de suas alunas na Universidade de Leeds nos anos 1920. A dedicatória está escrita à mão com um pequeno verso de quatro linhas em élfico, a língua inventada pelo filólogo e escritor John Ronald Reuel Tolkien.
“O Hobbit”, que inicialmente era um livro infantil, conta as aventuras de Bilbo Baggins e de um grupo de anões, que empreenderam a reconquista do reino de Erebor e de um tesouro fabuloso, mas que caiu nas garras de Smaug, um dragão que cuspia fogo. Os aventureiros precisam chegar na montanha e expulsar o dragão, que se apossou das riquezas dos anões.
Recentemente adaptado para o cinema por Peter Jackson, o romance foi seguido pela trilogia “O Senhor dos Anéis”, a mais famosa obra de Tolkien. (AFP e G1)