Governadores dos 27 Estados foram munidos de três pautas prioritárias para levar ao presidente Lula na primeira reunião dos entes federados deste ano, em Brasília. Eduardo Leite apresentou nessa sexta-feira (27) pedidos de qualificação de estradas federais e pontes no Rio Grande do Sul, que dão acesso a países do Mercosul.
A primeira demanda de Leite é a qualificação do eixo Norte-Sul. Obras nas BRS 448, 116 e 392 aumentariam a capacidade logística da região de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande, que também poderia ser ligado a outro modal hidroviário, de água doce, vindo a Lagoa dos Patos.
Ele também quer a conclusão de obras de duplicação na BR-290, principal ligação do Brasil com a Argentina, maior parceiro comercial da América Latina. Leite ainda reivindicou melhoria nas pontes Jaguarão – Rio Branco (fronteira com o Uruguai), Uruguaiana – Paso de Los Libres (fronteira com Argentina), dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim (Brasil – Uruguai) e viabilização do gasoduto Vaca Muerta (Argentina) – Porto Alegre.
Compensação
Na reunião, Leite reforçou ainda a cobrança ao governo federal pela compensação das perdas de arrecadação de ICMS, além de apresentar as obras prioritárias no Estado.
Os chefes dos Executivos estaduais apresentaram as demandas locais e fizeram coro ao apelo pela recomposição das receitas dos Estados, gravemente afetadas pela redução das alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia no ano passado. Em relação a essa demanda, o governo federal anunciou a criação de uma composição em conjunto com governadores para discutir a recomposição da receita.
“Há uma demonstração muito clara do novo governo federal no sentido de resgatar as relações federativas. Isso é muito importante e tem o nosso reconhecimento. O presidente Lula abriu essa possibilidade de elencarmos as obras mais importantes em cada unidade federativa, o que também é salutar. Mas, apesar disso, a nossa prioridade neste momento é o restabelecimento das receitas”, afirmou Leite.
Após a reunião, Leite participou de um almoço, no Palácio do Itamaraty, com o presidente Lula e seus ministros.
No Fórum de Governadores, realizado na quinta (26), Leite colocou em pauta a necessidade de alinhamento dos governadores em torno da manutenção da tributação plena do ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (TUST) e a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
Outro ponto tratado na reunião foi a apresentação feita pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, de minuta do instrumento normativo de institucionalização do Fórum Nacional de Governadores, com o intuito de dotá-lo de personalidade jurídica.