Uma cena inusitada mudou a rotina dos usuários da Trensurb nesta segunda-feira(26).
Após ouvir reclamações sobre os grandes congestionamentos formados no primeiro fim-de-semana de realização da Expointer 2019, em Esteio, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usou o trem para incentivar o uso do transporte público, em detrimento ao carro particular.
A equipe da Rede Pampa acompanhou, com exclusividade, a viagem de 26 minutos do governador, partindo da estação Mercado Público até a estação Esteio, onde fica localizado o parque de Exposições Assis Brasil.
Eduardo Leite conversou com o repórter Paulo Nunes e contou o objetivo da iniciativa: “Tivemos recorde de público no domingo(25) e fechamos o estacionamento por falta de vagas. Resolvi usar o trem para provar que é fácil e rápido vir de transporte público e que não tem desculpa para não visitar a feira”. Leite lembrou ainda que o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, se desloca a pé até o parque, já que mora a algumas quadras do local.
Já sobre as expectativas para a Expointer 2019, o governador se mostrou otimista, destacando as vendas dos estandes destinados aos produtos da agricultura familiar. A comercialização cresceu 51% em relação ao primeiro final de semana da feira do ano passado. Leite também falou sobre o setor de maquinário, que projeta aumento de 5%, com lançamento de novas linhas de crédito: “o evento revela o que o estado tem de melhor, que é o empreendedorismo, a capacidade de trabalho e inspiração que vem do campo”.
Após desembarcar na estação Esteio, o governador Eduardo Leite recebeu a imprensa para um café da manhã oferecido pela Secretaria de Comunicação do Estado. Também estiverem presentes a reunião com a imprensa: o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; Otomar Vivian, chefe da Casa Civil e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.