Ícone do site Jornal O Sul

Eduardo Riedel vence disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul

Ruedel vai dar continuidade à gestão do PSDB, após o governo de Reinaldo Azambuja. (Foto: Marcos Ermínio/Midiamaax)

Por volta das 18h15 deste domingo (30), Eduardo Riedel (PSDB) foi considerado matematicamente eleito o governador de Mato Grosso do Sul com 92,29% das urnas apuradas. Até este horário, o tucano havia recebido 741.522 votos (56,40% dos votos válidos).

Riedel venceu o candidato de oposição e bolsonarista raiz, o deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), que obteve 573.149 votos (43,60% dos válidos).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram registrados 1.329.583 votos válidos. O total de votos em branco foi de 36.776 (2,54%) e os votos nulos contabilizaram 82.509 (5,69%).

Ex-secretário estadual de Governo e de Infraestrutura por sete anos da gestão tucana, Riedel vai dar continuidade à gestão do PSDB e marca o êxito do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o primeiro na história sul-mato-grossense a emplacar o sucessor.

Ao comentar sobre a vitória, Riedel disse que a expectativa agora é de muito trabalho, o sentimento é de muita responsabilidade. “Como eu falei durante toda a campanha, temos um projeto para Mato Grosso do Sul de desenvolvimento, distribuição de renda, inclusão e qualificação para as pessoas entrarem nas oportunidades oferecidas e política pública de qualidade. Esse é o caminho e para isso muito trabalho e responsabilidade”.

Ele também comentou sobre a campanha. “Foi uma disputa acirrada, com muitos políticos de peso concorrendo e que agora no segundo turno teve o acirramento ainda maior. Chegamos ao nosso objetivo levando a nossa mensagem para a população do Mato Grosso do Sul. Agora é arregacar as mangas e trabalhar pelo Mato Grosso do Sul. Agora vamos nomear a equipe e dar continuidade ao trabalho. Ainda não temos nenhum nome confirmado”.

Perfil de Riedel

Eduardo Riedel, tem 53 anos, é empresário e já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Formado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós graduação em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.

Na política, trabalhou como secretário de governo na gestão de Reinaldo Azambuja, atual governador do estado, por dois mandatos. Também trabalhou como secretário de Infraestrutura.

É filiado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e foi eleito pela coligação coligação Trabalhando por um novo futuro (Federação PSDB- Cidadania/Republicanos/PP/PSB/PL/PDT).

Para a eleição presidencial, Riedel declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.

Como vice-governador, tem na chapa o deputado estadual José Carlos Barbosa — que usou nas urnas o nome Barbosinha — de 57 anos.

Sair da versão mobile