Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Em 1974, após graduação de médico na outrora exemplar Faculdade Católica de Medicina, fui fazer residência médica em São Paulo. Por lá permaneci 10 anos!
Nesta época desfrutei do “Milagre Econômico Brasileiro”, quando o PIB crescia mais do que 12% ao ano. Havia emprego para médico sobrando.
Meus colegas de residência vinham de quase todos os estados do país.
Frequentemente discutíamos, cada um puxando a brasa para si, sobre qual seria o melhor Estado da Federação. Obviamente as considerações se baseavam nos mais diferentes aspectos: econômico, social, cultural, segurança, beleza natural e até futebol.
Apesar de pertencermos a área da saúde, havia uma unidade de pensamento. Todos consideravam a educação a mola mestra e propulsora para a felicidade de um povo, de um estado, de uma nação.
A discussão se dissipava quando orgulhosamente argumentava: Nós gaúchos temos um indice de analfabetismo igual a zero! Segundo o IDEB 2023 (Índice de desenvolvimento da educação básica), o Rio Grande do Sul ocupa, hoje, lamentavelmente, a sétima posição.
O Número de alunos em tempo integral em escola pública do Ceara é de 41%. No nosso estado é de apenas 6,9%.
Infelizmente a educação nunca foi um tema importante para nós brasileiros e para a classe politica.
Recentemente sairam os resultados do PISA 2022 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que avalia matemática, ciências e literatura. Avaliando 65 países estamos na 53ª posição geral. Em matemática ocupamos o 62ª lugar. Sete a cada 10 alunos de 15 anos não sabem resolver problemas matemáticos simples.
Na classificação geral estamos atrás de Malta, Mongólia, Cazaquistão, Moldávia e Macedônia.
Abaixo da Ucrânia que esta em guerra!
A campeã é Singapura com 575 pontos. O Brasil conquistou 379 pontos e está só um pouquinho melhor que a sofrida palestina, 366 pontos.
Escrevo isso com imensa vergonha!! Tínhamos tudo e não construímos nada!!
Está é mais uma coluna que termino com a mesma frase: Srs. Politicos onde estão vocês?!
Educação: Que Vergonha!!
Carlos Roberto Schwartsmann – Médico e professor universitário
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Carlos Roberto Schwartsmann