Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2025
Presidente dos EUA (D) assinou decreto pedindo que bandeiras sejam hasteadas a meio mastro em homenagem ao pontífice
Foto: ReproduçãoO presidente dos Estados Unidos Donald Trump elogiou o papa Francisco nesta segunda-feira (21) como um “bom homem” que “amava o mundo” e ordenou que as bandeiras estaduais e federais em todo o país fossem hasteadas a meio mastro.
“Acabei de assinar um decreto colocando as bandeiras do nosso país, todas elas, todas as bandeiras federais e estaduais, a meio mastro em homenagem ao papa Francisco. Então, ele era um bom homem, trabalhava duro, amava o mundo, e é uma honra fazer isso”, disse Trump enquanto presidia uma cerimônia de Páscoa na Casa Branca.
Francisco, o primeiro líder latino-americano da Igreja Católica Romana, morreu aos 88 anos mais cedo nesta segunda, encerrando um papado frequentemente turbulento, no qual buscou reformar uma instituição antiga e dividida. O papa havia criticado Trump, especialmente por sua linha dura em relação à imigração.
O presidente dos EUA aproveitou o ofício para dizer também que “a religião está voltando à América”.
“E por falar em especial, a Páscoa é especial, e é um dos nossos dias favoritos. É um dos nossos períodos favoritos. Estamos honrando Jesus Cristo, e vamos honrar Jesus Cristo poderosamente ao longo de nossas vidas, durante toda a nossa vida. Não apenas agora, durante toda a nossa vida. Estamos trazendo a religião de volta à América. Estamos trazendo muitas coisas de volta, mas a religião está voltando à América”, enfatizou.