O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, classificou como “tranquila” e “harmoniosa” a votação no primeiro turno das eleições, realizada neste domingo (02).
“Eleição absolutamente tranquila, um clima tranquilo. Eu votei cedo em São Paulo, depois passei no TRE de São Paulo, conversei com o presidente. Vim para Brasília, passei em dois locais. Nós percebemos um clima ameno, tranquilo”, disse Moraes.
Ele citou a ocorrência de problemas comuns em dias de votação, como filas um pouco maiores no horário do almoço. “Isso também, dentro da normalidade”, declarou. “A sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática. Cada um vai na sua seção votar sem confusão, sem violência. Então, nós estamos extremamente satisfeitos com o andar das eleições de 2022”, destacou o ministro.
Questionado sobre o que o TSE fará com contestações sobre o resultado das urnas, Moraes disse: “Eu sou corintiano, todos sabem. Eu contesto até hoje a vitória do Internacional sobre o Corinthians em 1976. Só que isso não significa nada, eu guardo essa contestação para mim mesmo. E é assim que o TSE vai tratar qualquer contestação ao resultado”.