Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de fevereiro de 2021
A votação já havia sido adiada após a eleição do presidente Arthur Lira (PP-AL).
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilA Câmara dos Deputados adiou para quarta-feira (3), às 10h, a eleição dos deputados que ocuparão cargos na Mesa Diretora. A votação já havia sido adiada após a eleição do presidente Arthur Lira (PP-AL) e de um impasse em torno da distribuição das cadeiras entre os partidos. Segundo Lira, um acordo estaria sendo construído.
O parlamentar é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno, com 302 votos. Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), obteve 145 votos.
O grupo de Baleia Rossi argumenta que um problema no sistema eletrônico da Câmara atrasou a apresentação dos documentos em alguns minutos.
A Mesa Diretora tem mais dez cargos, além da presidência, com dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes. As cadeiras são divididas conforme o tamanho dos blocos ou partidos e a estrutura é responsável pela gestão administrativa da Câmara e algumas medidas políticas, como o encaminhamento de representações contra deputados.
Entre as possibilidades está a de que o grupo do presidente da Câmara recém-eleito, Arthur Lira (PP-AL), fique com quatro vagas titulares, e que os demais partidos, que apoiaram Baleia Rossi (MDB-SP) ocupem duas vagas como titulares.
Se for confirmada essa possibilidade, a Mesa Diretora deve ser definida na reunião de líderes, aliados de Lira ocupariam a 1ª vice-presidência e a 1ª, 2ª e 4ª secretarias. As legendas pró-Baleia ficariam com a 2ª vice-presidência e a 3ª secretaria.