Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Nunca as eleições brasileiras tiveram tantos mesários voluntários como ocorrerá neste ano

Compartilhe esta notícia:

Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário

Foto: Reprodução
E-mails falsos com uma suposta convocação e pedido de atualização de dados têm circulado entre os eleitores. (Foto: Reprodução)

A Justiça Eleitoral deverá contar com mais de 830 mil mesários voluntários para as eleições gerais deste ano, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (22). A quantidade é 93% maior do que a observada em 2018, quando, no pleito daquele ano, cerca de 430 mil mesários voluntários compareceram às seções eleitorais.

Já o aumento registrado entre as eleições municipais de 2020 e as gerais de 2022 é de 23%. No total, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia do pleito.

O eleitor tem o prazo de cinco dias para contestar a convocação, a partir do recebimento. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de um juiz eleitoral.

Mesário voluntário

Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual as pessoas interessadas podem se candidatar para trabalhar no dia das eleições. O programa foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos. Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser nomeado para a função.

Candidatos e respectivos parentes até o segundo grau e por afinidade não podem receber a nomeação. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes de diretórios de partidos políticos ou federação de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Todos os mesários – convocados e voluntários – têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem prejuízos ao salário. O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da votação, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

“Ele exerce um papel importante em relação à transparência. Ele exerce um papel importante em relação a manter a ordem no recinto da seção e a garantir que cada eleitor tenha o direito ao sigilo do voto, que cada eleitor tenha o direito de votar sem ser perturbado. Tudo isso faz parte do papel dele”, explicou Thayanne Fonseca, coordenadora de mesários do TSE.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Petrobras diz que foi intimada em ação que pede impugnação de seu presidente
Saiba como foram os bastidores da entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional, da TV Globo
https://www.osul.com.br/eleicao-tera-numero-recorde-de-mesarios-voluntarios-diz-o-tribunal-superior-eleitoral/ Nunca as eleições brasileiras tiveram tantos mesários voluntários como ocorrerá neste ano 2022-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar