Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de setembro de 2024
Das três capitais da Região Sul, Bolsonaro aparece como um padrinho político mais forte em duas: Curitiba e Florianópolis
Foto: Reprodução de vídeoA influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais deste ano é maior do que a do presidente Lula (PT) em nove das 21 capitais brasileiras analisadas pela pesquisa Quaest.
Conforme o levantamento, Bolsonaro exerce maior influência em Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco e Rio de Janeiro. Em três capitais – Recife, Fortaleza e Salvador –, a influência de Lula é superior.
Nas outras nove capitais, há empate técnico entre os dois: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo, Porto Alegre. No caso de Florianópolis, o empate é no limite da margem de erro, de 3 pontos percentuais. Não há dados para Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís.
“A força das lideranças nacionais capturada pelas pesquisas segue o mesmo padrão que observamos nas eleições de 2022. Bolsonaro venceu Lula em muitas capitais, embora o atual presidente tenha tido vitória significativa em São Paulo, um dos resultados mais importantes para a sua vitória. Mas no interior dos Estados, principalmente do Nordeste, a situação é melhor pra Lula”, disse o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Em 2022, Bolsonaro teve mais votos do que Lula no segundo turno nas nove capitais em que a sua influência em 2024 é maior. E Lula teve mais votos nas três em que é mais influente.
Região Sul
Das três capitais da Região Sul, Bolsonaro aparece como um padrinho político mais forte em duas: Curitiba e Florianópolis. Em Porto Alegre, há empate técnico.