Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2024
Promovido pela CNN, o debate entre Trump (E) e Biden (D) durou cerca de uma hora e 40 minutos em Atlanta
Foto: Reprodução de TVCom tom agressivo e troca de ataques pessoais, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump participaram, na noite de quinta-feira (27), do primeiro debate das eleições presidenciais no país, que acontecerão em novembro.
Em um enfrentamento promovido pela emissora CNN que durou cerca de uma hora e 40 minutos em Atlanta, no Estado da Geórgia, os dois adversários se dedicaram a criticar os governos alheios, principalmente em pontos como imigração, guerra e economia. Essa foi a primeira vez que um presidente e um ex-presidente ficaram cara a cara em um debate eleitoral nos EUA.
Trump, mais assertivo, apesar de uma série de afirmações falsas, disse que Biden foi o pior presidente da história. Fez menções à condenação do filho de Biden, Hunter Biden – declarado culpado em junho por mentir sobre uso de crack em um formulário ao comprar armas –, ao recorde de entrada de imigrantes nos EUA e ao prolongamento das guerras na Ucrânia e em Israel.
Disse que, se fosse presidente, a guerra na Ucrânia nem sequer teria começado. O ex-presidente também deu uma resposta vaga sobre se aceitará o resultado das eleições, mas passou a maior parte do debate focado e pouco explosivo.
Já Biden investiu em tocar em pontos sensíveis para Trump, como sua condenação por fraude contábil ao ocultar um pagamento para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, mas não conseguiu rebater as informações falsas do rival. Após o debate, em fala a apoiadores, o democrata afirmou que sua equipe fará uma checagem de fatos.
O presidente, segundo fontes próximas a ele, estava gripado, o que teria prejudicado o seu desempenho. De acordo com avaliação da imprensa local e de analistas, Trump saiu vitorioso nesse primeiro embate.
“Otário” e “perdedor”
Durante o debate, Biden chamou Trump de “otário” e “perdedor” enquanto o democrata comentava sobre os militares veteranos dos Estados Unidos. Trump havia afirmado que Biden não se importava com os veteranos, durante uma pergunta sobre imigrantes.
Em resposta, Biden chamou Trump de “mentiroso” e, visivelmente irritado, afirmou que o seu próprio filho é veterano das Forças Armadas dos Estados Unidos. “Fui ao cemitério da Segunda Guerra Mundial, que ele [Trump] se recusou a ir. Ele estava ao lado do seu general de quatro estrelas e disse: ‘Não quero entrar lá porque eles são um bando de perdedores e otários'”, disse Biden.
“Meu filho não é um otário ou perdedor. Você que é otário. Você que é perdedor”, acrescentou o democrata.
Na sequência, Trump disse que a fala a qual Biden se referiu foi “inventada” e afirmou que o democrata deveria se desculpar.