Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de agosto de 2022
Segundo o TSE, a ferramenta ajuda o eleitor se familiarizar com a urna e pode reduzir o tempo e a fila de votação nas seções eleitorais.
Foto: Antonio Augusto/TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. Por meio do site do órgão, o eleitor pode treinar a sequência de votação que será adotada nas eleições de outubro.
Antes de iniciar a simulação, o eleitor deve escolher a votação de primeiro ou segundo turno. Em seguida, aparecerá a tela com o cargo em disputa e os partidos que participam do pleito virtual. Ao clicar nas agremiações, os nomes e os números dos candidatos fictícios vão aparecer. Basta fazer a escolha, digitar o número correspondente na urna e confirmar.
O primeiro cargo que deve ser preenchido na simulação é de deputado federal. Em seguida, os candidatos a deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. O simulador foi implantado nas eleições de 2014. Segundo o TSE, a ferramenta ajuda o eleitor se familiarizar com a urna e pode reduzir o tempo e a fila de votação nas seções eleitorais.
Para simular o voto, é preciso acessar o site do TSE e seguir os seguintes passos:
– Clicar na aba “Eleitor e Eleições”;
– Selecionar, na coluna da direita, o item “Eleições 2022”;
– Na página com novos itens, se deve selecionar o último: “Simulador de votação”. Ao clicar nesse item, abrirá a página especial do TSE para o simulador.
Nesta página, estarão disponíveis para o eleitor receberá algumas opções, entre as quais “2022 Eleições Gerais (Brasil)”.
Se escolher o primeiro turno, por exemplo, o eleitor poderá:
– Escolher se quer receber as instruções por áudio;
– Votar para deputado federal; são quatro números (cinco “partidos” poderão ser votados: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares, Folclore);
– Votar para deputado estadual; são cinco números (mesmos partidos podem ser votados);
– Votar para senador; são três números (mesmos partidos);
– Votar para governador; são dois números (mesmos partidos);
– Votar para presidente; são dois números (mesmos partidos).
Em todos os casos, o eleitor precisa clicar na tecla verde com a palavra “Confirma” para poder continuar simulando a votação.