Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2016
Pelo terceiro ano consecutivo, a designer de interiores Suellen Ribeiro leva para a Casa Cor RS o estilo personalizado de seus projetos. Conceituais e repletos de elementos quem traduzem as suas propostas, este ano a designer assina dois espaços: “QOD Barber Shop” e “Camarim da Diva”, que reúnem referências e tendências internacionais ao processo criativo da designer na busca de peças e materiais exclusivos para a concepção das propostas.
Suellen Ribeiro conta que a barbearia QOD Barber Shop apresentada na Casa Cor RS é um espaço funcional: “Durante a mostra, homens poderão fazer barba e cortar o cabelo, tendo a experiência completa da proposta, que é resgatar a experiência e as características das antigas barbearias, recriando a atmosfera máscula das décadas de 30 e 40”.
Aliando elegância, criatividade e elementos que transitam entre o clássico e o retrô, trata-se de uma “versão pocket”, com 30 metros quadrados de área, criada para apresentar na Casa Cor RS 2016 a rede de franquias que tem design de interiores assinado pelo Studio Suellen Ribeiro. “Lugar de Homem. Um lugar onde ele seja o motivo de tudo. Um local direcionado exclusivamente ao público masculino, não apenas para fazer barba, cabelo e bigode, mas sim para viver uma experiência. Experiência essa que começa pela ambientação do espaço”, explica Suellen Ribeiro.
Além da barbearia na Casa Cor RS 2016, o Studio Suellen Ribeiro Design projetou todas as barbearias existentes da marca QOD Barber Shop ( Em Porto Alegre, já são três lojas, na rua 24 de Outubro, na Av. Nilo Peçanha e no centro da cidade, dentro do Hotel Plaza São Rafael). Na grande Porto Alegre, em Canoas, tem a escola de barbeiros, dentro da universidade Unilasalle. E agora no Vale dos Sinos, está sendo concluída a Qod Barber Shop de Novo Hamburgo.
Desde o projeto original, a escolha dos materiais sugere uma “brutalidade”um tanto contemporânea. Tons como o verde musgo e efeito concreto foram eleitos como fundo para a harmônica composição que combinou tijolos aparentes. Ao mesmo tempo que recria o ambiente das barbearias antigas – relembradas em filmes clássicos como O Poderoso Chefão, o espaço é dedicado ao homem moderno, que aprecia sentir-se bem no espaço, e a qualidade dos produtos e serviços que consome.
A designer Suellen Ribeiro destaca as cadeiras clássicas de barbeiro. Centenárias, todas foram garimpadas em antiquários e restauradas. Detalhe que a mesma camurça que forra o móvel expositor de produtos de barbear reveste as belas cadeiras antigas, usadas por muitos anos por barbeiros de verdade. Também chamam atenção os móveis laqueados revestidos com couro e finalizados com taxas cromadas, que foram inseridas manualmente. A pia e a cuba instaladas no espaço são releitura das usadas nas décadas de 30 e 40. Já a poltrona aviador, inspirada no design de bancos de avião, tem revestimento em aço (o mesmo usado em aeronaves). Pendentes estilo naval remetem à Segunda Guerra Mundial.
Assumindo contornos de “mostra cultural”, o projeto Concept da QOD Barber Shop é minucioso ao reunir uma pequena coleção de instrumentos de trabalho de barbeiros. “A ideia é narrar uma parte da história das antigas barbearias, através dos quadros – conceito principal do projeto”, afirma a designer. Esses elementos de assinatura dialogam com peças carregadas de símbolos da cultura masculina, como uma luva de boxe autografada por Mike Tyson, e a Harley Davidson modelo Forty- Eight 2016. Num estilo retrô agressivo a moto, último lançamento da marca, é destaque da estante de objetos e desejo de muitos homens – é a cereja do bolo.