Ícone do site Jornal O Sul

Elon Musk terá biografia no cinema com diretor indicado ao Oscar

(Foto: Reprodução)

A produtora A24, responsável pelo filme “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”, vencedor do Oscar deste ano, está desenvolvendo uma cinebiografia do magnata Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter). A direção ficará a cargo do cineasta Darren Aronofsky, de “Réquiem para um sonho”, “Cisne negro” e “A baleia”, informou a revista Variety.

O filme será baseado na biografia não autorizada de Musk de autoria de Walter Isaacson (que já havia escarafunchado a vida de Leonardo Da Vinci e Steve Jobs), recém-lançada no Brasil pela Intrínseca. A biografia de Jobs, aliás, foi levada ao cinema em 2015 pela Universal. Michel Fassbender interpretou o CEO da Apple.

De acordo com a Variety, vários estúdios tentaram comprar os direitos de adaptação da biografia. Escolhido para comandar a adaptação, Aronofsky recentemente dirigiu “A baleia”, que também concorreu ao Oscar de Melhor Filme e deu uma estatueta a Brendan Fraser por sua atuação.

O diretor é conhecido por filmes que flertam com o surreal e investem na exploração psicológica dos personagens. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Direção em 2010 por “Cisne negro”, que rendeu um prêmio da Academia de Hollywood para Natalie Portman, protagonista do filme.

Musk, por sua vez, é o fundador da SpaceX, uma empresa de foguetes, e um dos primeiros investidores da fábrica de carros automáticos Tesla. Nascido na África do Sul e naturalizado americano, ele comprou o Twitter por US$ 44 bilhões e o rebatizou de X. As mudanças implementadas por ele na plataforma têm sido alvo de críticas severas e incluem a demissão massiva de funcionários, mudanças no sistema de verificação de usuários e ocultação do título de matérias jornalísticas compartilhadas na rede social.

Atualmente, Musk é o homem mais rico do mundo, dono de uma fortuna estimada, em outubro de 2023, em mais de US$ 200 bilhões.

Chatbot

Em outra frente, o bilionário Elon Musk anunciou no último dia 4 o Grok, o primeiro chatbot da empresa xAI – que controla a rede social X. De acordo com o dono do antigo Twitter, a tecnologia ainda está em fase experimental, mas em breve ela será liberada sem custos para assinantes do X Premium+.

Nessa primeira etapa, apenas alguns usuários selecionados nos EUA podem testar a novidade. O site conta com uma lista de espera que avisa quando o rival do ChatGPT estará disponível na sua região.

Segundo nota publicada no site da xAI, o design do Grok foi inspirado na série de ficção-científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. A ideia é que, ao contrário do ChatGPT, o chatbot da X dê respostas ácidas e repletas de ironias. Além disso, o Grok promete responder assuntos considerados proibidos em outras inteligências artificiais, como, por exemplo, como produzir cocaína. As informações são do jornal O Globo.

Sair da versão mobile