Ícone do site Jornal O Sul

Em 12 anos, Operação Balada Segura realiza mais de 15 mil blitze no Rio Grande do Sul

Blitze comemorativas ao aniversário da Balada Segura foram realizadas no Litoral Norte gaúcho na sexta e no sábado. (Foto: Ascom/DetranRS)

A Operação Balada Segura completou 12 anos no Rio Grande do Sul. Desde a primeira edição, ocorrida em 4 de fevereiro de 2011 no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, até o início deste mês, foram realizadas mais de 15 mil blitze em todo o Estado, com cerca de 932 mil condutores abordados e 880 mil testes de bafômetro aplicados.

Durante as ações, ocorreram quase 20 mil autuações por alcoolemia (teste positivo) e mais de 52 mil por recusa ao etilômetro. O total de infrações dos artigos 165 (dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência) e 165-A (recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa) do Código de Trânsito Brasileiro representam menos de 8% do total de condutores abordados.

Atualmente, a Balada Segunda é realizada em 38 municípios conveniados, além de cidades do litoral durante a temporada de verão. A operação é coordenada pelo DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) em parceria com Polícia Civil, Brigada Militar e prefeituras.

Para marcar o aniversário da Balada Segura, foram realizadas blitze no Litoral Norte na sexta (03) e no sábado. Os motoristas que zeraram o teste do etilômetro receberam bolinhos comemorativos.

Desde o início da Operação RS Verão Total, em 16 de dezembro, até 2 de fevereiro – últimos dados divulgados pelo governo do Estado –, foram realizadas 37 blitze nas praias gaúchas, com 4,52 mil abordagens e 547 autuações por alcoolemia ou por recusa ao teste do bafômetro, o que representa 12% dos condutores. (Marcelo Warth)

Sair da versão mobile