Quatorze cidades do Rio de Janeiro têm denúncias de infiltração de milicianos e traficantes no processo eleitoral, segundo um relatório elaborado pelo Disque Denúncia com base em ligações recebidas pelo órgão desde o início da campanha, em 27 de setembro.
A maior parte das denúncias relata atuação de milicianos para interferir no pleito – 24 ao todo. Outras 13 apontam a influência do tráfico. Em cinco municípios, foram registradas denúncias tanto de traficantes quanto de paramilitares direcionando votos e impedindo a presença de candidatos: Rio, Itaguaí, Duque de Caxias, Belford Roxo e Niterói.
O documento aponta a influência da milícia em nove cidades, sendo cinco na Baixada Fluminense. As denúncias relatam a participação de candidatos nas quadrilhas, o apoio de grupos a determinados candidatos e até ameaças de retaliação da milícia a moradores de favelas caso seus representantes não sejam eleitos.
Nova Iguaçu é a cidade do RJ com mais denúncias de participação da milícia no pleito – nove ao todo. Dois candidatos a vereador neste pleito foram assassinados na cidade.