Em 60 dias as ligações para a Central de Atendimento 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão gratuitas para quem utiliza o celular. No último dia 22, o órgão assinou o contrato com a Claro S.A. para oferecer esse tipo de atendimento. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser renovado em até 60 meses.
A prestação do serviço de gratuidade terá início no final do mês de fevereiro.
O edital para contratação do serviço foi publicado em 21 de outubro deste ano e todo o processo de licitação foi acompanhado pelas áreas de logística, tecnologia da informação e benefício do INSS.
A medida, diz o INSS, vai ampliar e otimizar o atendimento ao cidadão, além de cumprir diretriz legal.
Com três unidades, que realizam atendimento humano e atendimento automatizado, a Central 135 recebe aproximadamente 8 milhões de chamadas telefônicas por mês. Ao todo, cerca de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS atuam para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão.
Pelo estudo realizado pela área técnica, são 50 milhões de minutos mensais, com distribuição aproximada de 75% originadas de telefones fixos e 25% de telefones móveis. No horário de maior movimento, o tráfego telefônico equivale 8 mil chamadas telefônicas simultâneas.