Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de setembro de 2021
Melo se reuniu com a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)
Foto: Gilmar Félix/AneelO prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, conversou nesta segunda-feira (13), em Brasília, com a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre o destino da Usina do Gasômetro.
O prédio é cedido à prefeitura pela Eletrobras desde 1982. O objetivo, agora, é formalizar a doação definitiva do espaço, que é patrimônio cultural da Capital gaúcha e passa por reformas.
“Fizemos novamente um apelo para que haja um desfecho. Negociaremos também com a Secretaria do Patrimônio da União. Estamos muito confiantes que vai dar certo, apesar da burocracia que envolve todos os entes no País”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.
Em julho, Melo entregou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a doação da usina. Em agosto, o prefeito se reuniu, no Rio de Janeiro, com o presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, e recebeu sinalização positiva, considerando que a usina já se enquadra como inservível para a Aneel. A Eletrobras encaminhou documento à Aneel manifestando que não se opõe e apoia o pleito.
A Usina do Gasômetro passa por obras de recuperação no valor total de R$ 13 milhões. Os serviços atingiram 45% de execução.