Pioneira na produção de carros elétricos, a fabricante americana Tesla entrou em um novo mercado com o lançamento da Powerwall, uma bateria com capacidade de armazenar e administrar energia solar em residências, empresas e até em companhias de fornecimento de energia. Os kits de baterias de íon-lítio recarregáveis podem ser colocados em garagens e serão vendidos a partir de 3 mil dólares, na opção de 7kWh.
A capacidade de armazenamento resolve uma das principais dificuldades para a expansão do uso da energia solar no mundo: como fazer quando não tem sol. As baterias serão conectadas à internet, e será possível colocar até nove baterias juntas, o que permitirá o armazenamento de uma quantidade maior de energia, além de poderem ser administradas remotamente pela Tesla. A Powerwall tem 15 centímetros de espessura, 1,2 metro de altura e 91 centímetros de largura. A montadora anunciou a criação da Tesla Energia, que ficará responsável pelos projetos de inovação em energia. O novo produto, que foi inspirado nas baterias usadas nos veículos da Tesla, começará a ser produzido ainda este ano.
“Nosso objetivo é fundamentalmente mudar a maneira como o mundo usa a energia em escala. O objetivo é concluir a transformação da infraestrutura de energia do mundo”, afirmou o diretor executivo da empresa, Elon Musk.
A expectativa da Tesla é que as baterias se tornem um negócio rentável já a partir do próximo ano, principalmente com a inauguração de uma nova fábrica, em Nevada, nos EUA.
Escalas.
Os equipamentos da Tesla foram desenvolvidos para o uso em diferentes escalas. Para residências, é possível reduzir o uso da energia convencional, seja no caso de uma falha no sistema ou quando a tarifa está cara demais. Para companhias de fornecimento de energia, é possível compensar flutuações no caso de fontes instáveis como solar e eólica. Para as empresas, ajuda a diminuir a demanda da rede elétrica e, assim, o custo da energia.
Segundo estimativa da empresa de consultoria IHS Cera, a indústria de armazenagem de energia valia 200 milhões de dólares em 2012, mas deve chegar a 19 bilhões de dólares até 2017. A estratégia da Tesla ocorre em um momento em que outras empresas seguem na mesma direção. A Coda Energy é uma das principais companhias do setor, que também tem start-ups com apoio de gigantes como Total, GE e Siemens. (AG)