Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre ​Em cerimônia emocionante, Nadine Clausell recebe a Láurea HCPA

Compartilhe esta notícia:

Na cerimônia, foram mostrados os principais momentos da professora (D), desde a residência até a presidência

Foto: Divulgação

Humanidade, competência e dedicação foram algumas das palavras citadas nos depoimentos que ilustraram a trajetória de Nadine Oliveira Clausell durante a entrega da Láurea HCPA, nesta segunda-feira (16).

Na cerimônia, foram mostrados os principais momentos da professora, desde a residência até a presidência. Colegas, amigos e pacientes que conviveram com ela deixaram seus testemunhos, presencialmente e em vídeo. Nadine recebeu a medalha e o certificado da Láurea HCPA das mãos do diretor-presidente, Brasil Silva Neto, e de toda a atual diretoria da instituição.

A presidente do Conselho de Administração Lúcia Kliemann disse que Nadine é uma pessoa completa, a quem o HCPA sempre deverá agradecer. “Em vinte anos de gestão, não abandonou os alunos, os amigos, nem a Ciência”, frisou. A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, disse que uma das assinaturas da gestão de Nadine foi o perfil de audácia.

Em uma fala generosa e bem-humorada, Nadine disse que a homenagem era impensável, e fez questão de lembrar dos colegas e amigos que foram importantes para a sua trajetória.

“Não me vejo uma pessoa laureável, e sim uma privilegiada – que conseguiu traçar um rumo e cumpriu sua missão de vida com toda a energia e amor possíveis dedicados ao Hospital de Clínicas -, é isso que eu sou”, disse ela. Nadine foi aplaudida longamente em cinco momentos diferentes do evento.

A Láurea é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Educação, ou às Ciências da Saúde ou ao hospital. Mas, segundo o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, Nadine foi importante nestas três áreas.

“A preocupação com a diversidade, o respeito e a inclusão foram marcas que precisam ser reconhecidas”, afirmou. “Essa Láurea é histórica porque concedida a alguém da casa, que prestou serviços extremamente relevantes ao HCPA”, disse.

O roteiro de homenagens prosseguiu à tarde, com o descerramento da foto oficial na galeria dos ex-diretores-presidentes durante a reunião do Conselho de Administração. Nadine de Oliveira Clausell é a sétima diretora-presidente do HCPA e a única mulher.

Trajetória

Como a própria Nadine costuma dizer, o HCPA é o seu relacionamento mais estável. Desde que ingressou como residente, em 1981, o único afastamento foi para fazer doutorado e pós-doutorado no Canadá, entre 1990 e 1994.

De lá para cá, atuou como coordenadora da Comissão de Transplantes (1999-2001),  do PPG em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares (2001-2004), do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA (2004 a 2012) e da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) do Ministério da Educação (2005-2012), quando assumiu a Vice-Presidência Médica do hospital (2012-2016).

Ainda presidiu o Conselho Diretor (atual Conselho de Administração) entre 2016 e 2018 e diretora-presidente, de 2016 a 2024. Isso tudo enquanto era professora titular da Faculdade de Medicina da UFRGS, desde 1997.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Crianças da Ilha do Pavão recebem presentes de Natal em ação do Instituto Moinhos Social
Manutenção em estação de tratamento pode deixar quase 40 bairros sem água em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/em-cerimonia-emocionante-nadine-clausell-recebe-a-laurea-hcpa/ ​Em cerimônia emocionante, Nadine Clausell recebe a Láurea HCPA 2024-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar