Desde sexta-feira (21), quase 17 mil veículos foram fiscalizados e 8 mil motoristas multados nas estradas federais do Rio Grande do Sul dentro da Operação Rodovida, deflagrada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para reduzir o número de acidentes. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (26).
A infração mais registrada é o excesso de velocidade. Conforme a PRF, 3.640 veículos foram flagrados trafegando acima do limite permitido. Foram realizados 4.475 testes de embriaguez.
Mais de 190 condutores foram multados por dirigirem embriagados ou se negarem a fazer o teste do bafômetro. Trezentos e sete veículos e 190 carteiras de habilitação foram recolhidos por irregularidades.
Ocorreram cerca de 50 acidentes nas estradas federais gaúchas. Cinquenta e cinco pessoas ficaram feridas. Oito morreram. A Operação Rodovida de final de ano continua até o dia 2 de janeiro, já que a movimentação rumo às praias gaúchas permanece intensa, principalmente com alto fluxo em direção ao Litoral Norte do Estado.
Excesso de velocidade
Uma campanha educativa do governo do RS focada no respeito às histórias de vida de cada um e na importância de preservar as vidas que estão nas mãos dos motoristas, evitando o excesso de velocidade, principalmente nas rodovias, está no ar como forma de conscientização.
As peças de TV, rádio, mídias sociais, mídia externa e no-mídia integram a campanha da Operação Verão para Todos, do governo do Estado, assinada por Detran-RS, Daer, EGR e Comando Rodoviário da Brigada Militar. O carro-chefe da campanha é um vídeo de 60 segundos, que foi adaptado para diferentes mídias.
Também foram produzidos spots de rádio, outdoors e flyers para ampla distribuição aos motoristas que estarão pegando a estrada rumo às praias. Há ainda displays de mesa com carregadores para celulares, que estarão disponíveis durante todo o veraneio em restaurantes e bares do litoral.
A mídia televisiva foi pensada para atingir os motoristas com ênfase em datas como antes do final de semana, ou seja, antes de pegarem a estrada, e nos domingos, antes do retorno às cidades de origem. Já rádio e outdoors atingem os condutores enquanto eles estão ao volante.
O conceito criativo da campanha está resumido nas frases finais: “A vida passa rápido. Não a acelere mais. Respeite os limites de velocidade”. Em tom emotivo, as peças narram a trajetória de uma pessoa do nascimento ao final da vida, utilizando a imagem de suas mãos como fio condutor. Tudo para concluir que, se a vida passa rápido, parecendo curta para todas as emoções e alegrias que pode conter, vale a pena andar um pouco mais devagar para que possamos proteger tudo e todos que estão em nossas mãos.