Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em cinco meses, mortes por dengue no Brasil já superam o total do ano passado

Compartilhe esta notícia:

Foram 585 óbitos, ante 246 nos 12 meses de 2021.(Foto: Reprodução)

O Brasil registrou, de janeiro até a última semana, 382 mortes por dengue, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde. O número impressiona porque é maior do que o total visto em todo o ano passado, quando 246 óbitos foram registrados. A pasta investiga outras 349 mortes.

De acordo com o ministério, na comparação do mesmo período, o número de mortes visto em 2022 é mais que o dobro (138,7% maior) do registrado no ano passado. Por outro lado, houve redução de 35% em comparação a 2019.

O país vive um surto de dengue, e no sábado (28) concluiu a semana epidemiológica 21.

No início do mês, o Brasil chegou ao mesmo número de casos visto em todo o ano passado. Até o dia 21, haviam sido registradas 9.318 formas graves da doença desde o início do ano.

Segundo a reportagem, os estados com maior quantidade de mortes até a semana passada foram São Paulo (134 óbitos), Santa Catarina (43 óbitos), Goiás (41 óbitos), Rio Grande do Sul (35 óbitos) e Paraná (31 óbitos).

Ainda de acordo com o site, a Bahia registrou 21 óbitos, Minas Gerais, 15, Mato Grosso do Sul, 12, e o Piauí, 10. Acre, Amapá, Paraíba, Pernambuco e Alagoas não registraram mortes pela doença. Os outros estados têm menos de 10 registros cada.

Das 349 mortes que estão sendo investigadas, 138 estão em Goiás, 42 em Minas Gerais, 42 em São Paulo, 31 no Paraná e 25 no Distrito Federal.

O levantamento aponta ainda que até o último sábado, Goiás também era o estado com maior número de casos graves (2.972), seguido de São Paulo (1.359) e Paraná (1.265).

Em relação à população, o estado com o maior número de casos é, de novo, Goiás, com mais de 2 mil casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida vêm o Distrito Federal, com cerca de 1,5 mil casos para cada 100 mil habitantes, e o Tocantins, com 1,3 mil casos a cada 100 mil habitantes.

Bebê com dengue hemorrágica

Um caso de dengue hemorrágica acabou tirando a vida de um bebê de 11 meses, há uma semana, em Goiás. O menino, identificado como Heitor Francisco de Moura, estava internado no Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, no norte do Estado.

Contudo, anteriormente, a vítima da dengue teria sido atendida em Niquelândia, no dia 17 de maio. Na ocasião, o bebê foi internado, mas, no dia seguinte recebeu alta após ter apresentado melhora.

Entretanto, há uma semana, Heitor Francisco apresentou piora no seu quadro de saúde e necessitou de transferência para o hospital em Uruaçu. Contudo, o bebê já teria chegado ao local em estado muito grave, com quadro de choque hipovolêmico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Auxílio-gás terá nova parcela na segunda quinzena de junho. Confira o calendário de pagamentos
Implantação da tecnologia 5G nas capitais brasileiras pode ser atrasada em até dois meses
https://www.osul.com.br/em-cinco-meses-mortes-por-dengue-no-brasil-superam-o-total-de-2021/ Em cinco meses, mortes por dengue no Brasil já superam o total do ano passado 2022-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar