Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em discurso no Brics, Lula defende solução para guerra na Ucrânia e cobra modernização de instituições multilaterais

Compartilhe esta notícia:

Para o presidente, o caminho para a paz ainda é longo, mas precisa ser trilhado.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para o presidente, o caminho para a paz ainda é longo, mas precisa ser trilhado. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender uma solução de paz para o conflito entre Rússia e Ucrânia, ressaltou a importância da atuação dos demais países na busca dessa articulação e indicou potenciais caminhos para uma nova abordagem nas relações multilaterais. Lula se manifestou, nesta quarta-feira (23), em discurso na cúpula ampliada do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul.

“Não podemos nos furtar a tratar o principal conflito da atualidade, que ocorre na Ucrânia e tem efeitos globais. O Brasil tem uma posição histórica de defesa da soberania, da integridade territorial e de todos os propósitos e princípios das Nações Unidas. Achamos positivo que um número crescente de países, entre eles os países do Brics, também esteja engajado em contatos diretos com Moscou e Kiev”, afirmou.

Para o presidente, o caminho para a paz ainda é longo, mas precisa ser trilhado. Em sua visão, não são apenas as populações dos dois países que sofrem as consequências do conflito, mas de forma indireta as de outras regiões, especialmente países em desenvolvimento, que lidam com problemas na distribuição global de alimentos.

“Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz. Tampouco podemos ficar indiferentes às mortes e à destruição que aumentam a cada dia. Estamos prontos a nos juntar a um esforço que possa efetivamente contribuir para um pronto cessar-fogo e uma paz justa e duradoura. Todos sofrem as consequências da guerra. As populações mais vulneráveis nos países em desenvolvimento são atingidas desproporcionalmente”.

Limitações

Em seguida, o presidente abordou as falhas das instituições globais evidenciadas não só pela guerra na Ucrânia, mas por invasões contra vários países ao longo das últimas décadas, à revelia do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“A guerra na Ucrânia evidencia as limitações do Conselho de Segurança. Os países do Brics devem atuar como força pelo entendimento e pela cooperação. Nossa disposição está expressa nas contribuições da China, da África do Sul e de meu próprio país para os esforços de solução do conflito na Ucrânia. Muitos outros conflitos e crises não recebem atenção devida mesmo causando vasto sofrimento para as suas populações. Haitianos, iemenitas, sírios, líbios, sudaneses e palestinos, todos merecem viver em paz”, ressaltou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Guarda Municipal de Porto Alegre localiza foragido ao atender denúncia de furto de fios
Rio Grande do Sul volta a avançar, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking de Competitividade dos Estados
https://www.osul.com.br/em-discurso-no-brics-lula-defende-solucao-para-guerra-na-ucrania-e-cobra-modernizacao-de-instituicoes-multilaterais/ Em discurso no Brics, Lula defende solução para guerra na Ucrânia e cobra modernização de instituições multilaterais 2023-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar