Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em discurso no último dia da Expointer, o vice-presidente da República disse que o agronegócio protege o meio ambiente

Compartilhe esta notícia:

Mourão (E) discursou ao lado do governador Eduardo Leite. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Realizada sem a presença de público pela primeira vez em sua história (devido à pandemia de coronavírus), a Expointer teve nesse domingo (4) o seu nono e último dia de programação em 2020. Presente ao evento e acompanhado do governador gaúcho Eduardo Leite, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, elogiou os empresários e trabalhadores do agronegócio, além de atribuir à atividade o papel de “protetora do meio ambiente”.

“Vivendo esse momento difícil de pandemia, a equipe da Expointer, que representa as forças produtivas do Estado, junto com os entes do governo, produziram essa edição que ficará na história”, discursou. “O homem e a mulher de negócios são fortes. Meus cumprimentos a todos que fizeram essa feira acontecer e esperamos para 2021 um evento ainda mais forte.”

Mourão chegou por volta do meio-dia a Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre), recepcionado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho. O trio participou do almoço de encerramento da feira, promovido pela Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça) e do descerramento de uma placa alusiva aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil.

Com transmissão integral pela internet, negociações e leilões virtuais e “drive-thru” da agricultura familiar, a maior feira do agronegócio na América Latina começou no dia 26 de setembro. Para Eduardo Leite, a edição deste ano da Expointer é um exemplo de superação:

“Dadas as condições em que foi realizado este evento, tivemos um belo resultado. Começamos com dificuldades no agronegócio, em função da estiagem e, depois, de um ciclone-bomba, de modo que 2020 não foi um ano fácil. O que fica, além do resultado econômico, é o efeito de demonstração de resiliência, resistência e posicionamento do agronegócio aos olhos do mundo. Tivemos de inovar, e como não pudemos trazer as pessoas ao parque, levamos o parque às pessoas”.

“As façanhas do dia-a-dia são as que servem de exemplo”, prosseguiu o chefe do Executivo. “O povo gaúcho alcança novas façanhas a partir da capacidade de trabalho, e aqui está uma, a de fazer uma Expointer em meio a essa pandemia, e a presença do nosso vice-presidente da República certifica o tamanho e a importância da nossa feira.”

O secretário Covatti, também destacou a superação como uma marca desta Expointer: “Em conjunto com as entidades copromotoras, construímos todo esse sistema de protocolos, monitorado pela Secretaria Estadual da Saúde e pela prefeitura de Esteio. Além da parte presencial, criamos o ambiente virtual para transmitir todas as provas técnicas, importantíssimas para encerrar os ciclos das cadeias produtivas, trazer grandes produtores e valorizar a genética produzida no Rio Grande do Sul. Foi uma feira inovadora e esse ambiente virtual deve ser mantido em 2021”.

Agricultura familiar

Em seguida, o governador Eduardo Leite visitou a Plataforma Expointer 2020, espécie de central de imprensa com quatro canais que transmitiram conteúdos durante os nove dias de programação. Em seguida, esteve no Pavilhão da Agricultura Familiar, cujo comércio de produtos foi realizado pela internet e sistema de “drive-thru”, por meio do qual os consumidores adquiriam os produtos sem descer de seus veículos – a expectativa é de que ao menos 2 mi carros tenham passado pelo local. Já nas vendas on-line, foram quase 190 mil acessos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

A região de Santa Maria é a única sob bandeira vermelha no mapa gaúcho do distanciamento controlado
Um novo aplicativo para celular fornece informações atualizadas sobre o mapa do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/em-discurso-no-ultimo-dia-da-expointer-o-vice-presidente-da-republica-disse-o-agronegocio-protege-do-meio-ambiente/ Em discurso no último dia da Expointer, o vice-presidente da República disse que o agronegócio protege o meio ambiente 2020-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar