Ícone do site Jornal O Sul

Em dois anos, todas as lâmpadas das ruas de Porto Alegre devem ser trocadas por modelos de LED

Nesta primeira etapa, cinco vias, além da Vila Planetário, foram escolhidas para receber o início da implantação da tecnologia. (Foto: Eduardo Beleske/Arquivo/PMPA)

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou, nesta quinta-feira (13), a ordem de início do projeto-piloto da PPP (Parceria Público Privada) de iluminação pública de Porto Alegre.

Nesta primeira etapa, cinco vias, além da Vila Planetário, foram escolhidas para receber o início da implantação da tecnologia LED: Assis Brasil, Bento Gonçalves, Ipiranga, Cavalhada e Nonoai.

“Em dois anos, todas as lâmpadas de Porto Alegre deverão ser trocadas por modelos de LED, que são mais econômicas. Hoje, apenas 6% das lâmpadas de Porto Alegre são de LED. O trecho revitalizado da orla é um exemplo”, afirmou Marchezan.

“A PPP da iluminação irá proporcionar aos cofres públicos uma economia de cerca de 50% na conta de energia pública, com a troca dos mais de 100 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED. Além disso, estão projetados investimentos em torno de R$ 280 milhões ao longo do contrato”, prosseguiu o prefeito.

O contrato foi assinado no dia 17 de junho. O consórcio IP Sul, vencedor da licitação e formado pelas empresas Quantum Engenharia, GCE S/A, Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano e STE Serviços Técnicos de Engenharia, vai gerir o parque de iluminação da Capital pelos próximos 20 anos.

Sair da versão mobile