Sábado, 10 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2018
“Perder emprego é coisa do passado. Em 2018 o Brasil irá criar mais de um milhão de novas vagas formais de trabalho”, disse o presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Ronaldo Nogueira, em reunião-almoço nesta desta quinta-feira (21) em Caxias do Sul (RS). Segundo ele, desde abril de 2017 o país cria pelo menos 30 mil vagas/mês, invertendo o ritmo de queda dos últimos anos.
As afirmações foram feitas no Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho, evento que irá debater a modernização da legislação trabalhista. Serão realizados 15 eventos regionais no Rio Grande do Sul com o objetivo debater de forma técnica e sem ideologia a aplicação da lei da reforma trabalhista. Segundo o coordenador científico do projeto, Bento Herculano Duarte Neto, que é vice-presidente do TRT21 e Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Educação e Cultura (IBEC), a nova legislação apresenta uma flexibilidade que incentiva a manutenção dos empregos. “Agora temos segurança jurídica, que irá estimular a criação de novas vagas”, afirma Herculano.
Segundo Nogueira, um dos idealizadores da nova legislação, o Brasil perdeu 2,75 milhões de vagas formais entre 2014 e 2016. “O país tinha 45 milhões de pessoas na informalidade e 14 milhões de lares sem ninguém trabalhando e apenas 38 milhões de trabalhadores formalizados”, avalia. Foi necessário alterar a legislação para criar um novo ambiente que estimulasse o empreendedor e mantivesse direitos dos trabalhadores. E isso foi possível com muito diálogo durante o processo de elaboração da nova lei. O evento contou também com a palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Gelson Azevedo.
As Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho no RS acontecerão também em outras cidades, como: Lajeado, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Santa Rosa, Uruguaiana, Bagé, Pelotas, Rio Grande, Capão da Canoa e Canoas. O calendário completo está disponível em www.ibecnet.com.br, onde se podem realizar as inscrições para qualquer das edições das jornadas.