Funcionando em período de testes desde o final de setembro em diferentes regiões de Porto Alegre, o ônibus 100% elétrico produzido pela montadora chinesa Ankai passou a ser utilizado nesta semana pela linha “398-Pinheiro”, que trafega do Centro Histórico até o bairro Lomba do Pinheiro (Zone Leste). O modelo também circulará, a partir dos próximos dias, na Cavalhada (Zona Sul).
Trata-se de um rodízio para que técnicos da prefeitura avaliem o desempenho do veículo em situações diversas. Outro objetivo é permitir que os passageiros conheçam a novidade. O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMUU), Adão de Castro Júnior, ressalta:
“Vamos testar o veículo em trajetos com características distintas para verificar o seu desempenho. Além disso, oferecemos aos passageiros uma experiência diferenciada, sustentável e eficiente com estes ônibus elétricos. Esta é a proposta do Programa Mais Transporte para valorizar e qualificar o atendimento ao usuário do transporte coletivo”.
A montadora chinesa, que já operou o mesmo modelo por mais de um mês na linha “520.3-Triângulo-24 de Outubro-Auxiliadora”, atendeu a um chamamento público realizado em julho pela SMMU.
Além dos custos operacional e de manutenção mais baixos a longo prazo, os ônibus elétricos possuem um ciclo de vida sustentável com alta eficiência energética, pois não emitem gases poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis nocivos à saúde ou ao meio ambiente.
O modelo da Ankai tem 12 metros de comprimento, 32 assentos e capacidade para 70 passageiros, além de estrutura monobloco em aço com manganês, o que resulta em um veículo cerca de 2 toneladas mais leve e resistente que os demais. O piso baixo tipo “Low Entry”, com três portas, proporciona melhor conforto e acessibilidade.
Outro veículo
Desde o início do ano, circulam na capital gaúcha outros veículos com a mesma tecnologia, dos modelos Marcopolo Attivi Integral e Caio-Eletra eMillenium, em linhas como a “178.1 – Praia de Belas”. A iniciativa faz parte do programa municipal “Mais Transporte”.
Os ônibus em teste chegaram em 16 de dezembro de 2023 e passaram por um período de adaptações no veículo e treinamentos com motoristas. O Attivi Integral da Marcopolo tem quase 13 metros de comprimento, capacidade para 81 passageiros (36 sentados), autonomia de 280 quilômetros rodados e baterias LFP com tempo de recarga de quatro horas.
Já o modelo da Caio-Eletra eMillenium possui 12,1 metros de comprimento, capacidade para 70 passageiros, com 28 assentos. A autonomia é de 200 a 250 quilômetros.
Mais uma linha sem cobrador
Foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a resolução que autoriza a operação sem cobrador da linha “631-Parque dos Maias” (Zona Norte) desde sta quarta-feira, 13. A retirada já totaliza quase 74 % do número de viagens sem cobrador.
A linha faz a ligação entre o terminal da avenida Francisco Talaia de Moura, no Parque dos Maias, e o terminal da praça Rui Barbosa, com 83 viagens no sentido Bairro-Centro, das 5h05min até a última partida às 23h30min. No sentido inverso, são 85 viagens entre 5h50min e 00h15min.
(Marcello Campos)