Reunião entre representantes da prefeitura de Porto Alegre, Trensurb, Metroplan e EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) definiu a operação do trânsito e do transporte devido às enchentes que afetam a cidade. Desde esta segunda (20), a Trensurb fechou as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro em função de alagamento nos trilhos. O translado dos usuários do trem é feito em ônibus expressos entre as estações Farrapos e Mercado Público.
Foi definido que, a partir desta quarta-feira (22), entre 6h e 20h, seis veículos das empresas que operam o transporte metropolitano irão reforçar o atendimento entre as estações, sendo um deles um ônibus articulado. No horário de pico, a população terá 16 coletivos para os deslocamentos.
“Nos reunimos com a Trensurb e a Metroplan para ampliar esse atendimento e dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, além de buscar melhorias para dar mais fluidez no trânsito naqueles pontos que estão sobrecarregados devido aos bloqueios ocasionados pelo acúmulo de água em algumas vias”, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Além disso, foi definida uma rota alternativa para os ônibus metropolitanos que utilizam a Farrapos no retorno às garagens. A avenida é uma das vias com maior movimento na cidade por ser a principal opção aos bloqueios ocasionados pelo acúmulo de água na Zona Norte.
A medida, segundo a prefeitura, não interfere na operação do transporte coletivo que vem da região metropolitana. São 150 ônibus que, entre 9h e 16h, deixarão de trafegar pela Farrapos e utilizarão outro trajeto.
“A mudança na operação, com o desvio desses ônibus sem passageiros, ira melhorar a fluidez na região”, comenta o chefe de departamento da diretoria de transporte da Metroplan, Paulo Osório.
Desde a segunda está à disposição dos passageiros uma linha emergencial com início no Mercado Público e destino à Estação Farrapos. A linha é direta e não faz paradas durante o percurso.