Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2022
A peça foi instalada entre o final da avenida Goethe e o acesso à rua Dr. Timóteo.
Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS PMPAEm homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, uma escultura de cinco metros de altura foi inaugurada nesta segunda-feira (16), no lado esportivo do Parque Moinhos de Vento (Parcão). A obra, denominada Antera, representa a harmonia entre as diferenças e a polinização para um mundo mais fraterno, e foi um presente da Gerdau para a sua cidade de nascimento.
Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e representantes da Gerdau e da Virada Sustentável, evento de mobilização para a sustentabilidade onde, durante a sua sexta edição, a peça foi doada à capital.
Há 121 anos, a Gerdau era fundada em Porto Alegre e, segundo o líder global de Comunicação e Marca Corporativa da empresa, Pedro Torres, a ação é uma forma de retribuição ao município. “Levar um pouco de arte e cultura para um espaço público e democrático é a nossa singela contribuição. Usando o nosso aço, com um artista local, é um jeito de agradecer por tudo e dizer que queremos continuar juntos por muitos e muitos anos.”
O nome Antera faz referência a parte da flor onde se formam os grãos de pólen. Conforme explica o artista visual Rogério Pessôa, criador da obra, a sua intenção foi simbolizar a fertilização de ideias e um despertar para uma nova consciência: “A união entre o aço e a cerâmica, dois elementos tão distintos, trouxe essa força para a flora imaginária. O conceito da antera é essa polinização das diferenças, levando o respeito e a boa convivência com essas diferenças para a cidade”, explica Rogério.