Ícone do site Jornal O Sul

Em jantar com ministros do Supremo, Lula defende harmonia entre Judiciário e Legislativo

Para a sigla, caso Lula seja reeleito, bastaria negociar o apoio ao novo governo por meio de entrega de votos no Congresso. (Foto: Reprodução)

Em jantar com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma relação harmônica entre Legislativo e Judiciário e disse não concordar com iniciativas que podem limitar a atuação da Corte.

Segundo relatos feitos por autoridades presentes no encontro, o petista se mostrou otimista com o futuro do país e repetiu mais de uma vez que é necessário garantir um clima de paz.

O jantar ocorreu em um clima informal, sem discursos. O presidente se revezou em rodas de conversas e transparecia uma imagem de entusiasmo com a aprovação de medidas econômicas pelo Congresso Nacional.

De acordo com autoridades presentes, Lula defendeu um diálogo amplo do Legislativo com o Judiciário e reagiu com reservas à tramitação, no próximo ano, da PEC dos Mandatos, que pode antecipar a aposentadoria de ministros da Suprema Corte.

A medida estabelece um mandato de oito anos para ministros do Supremo Tribunal Federal e compartilha com o Poder Legislativo a prerrogativa de indicação de ministros do STF. Recentemente, o Supremo reagiu com críticas à aprovação pelo Senado Federal da PEC do STF, que limita poderes da Corte.

Sair da versão mobile