Adversária do Brasil na segunda rodada da Copa do Mundo do Catar no Grupo G, a Suíça estreou com vitória por 1 a 0 contra Camarões, na manhã desta quinta-feira (24), no Estádio Al Janoub, em Al-Wakrah.
O atacante Breel Embolo foi o autor do único gol da partida, no início do segundo tempo. Os suíços tiveram dificuldades para criar oportunidades durante o primeiro tempo, enquanto Camarões utilizou bastante os contra-ataques para levar perigo ao gol de Sommer.
A partida mudou de cara na segunda etapa. Logo aos 3 minutos, Xherdan Shaqiri recebeu pela direita e cruzou para o meio. Embolo, nascido em Camarões e naturalizado suíço, completou para o gol.
A partir daí, Camarões buscou ficar mais com a bola para criar oportunidades de empatar, mas ofereceu pouco perigo para a Suíça, que teve chances de ampliar o placar, mas não conseguiu balançar as redes novamente.
O jogo de estreia dos dois próximos adversários do Brasil na Copa mudou algumas perspectivas. Apesar da vitória, a Suíça, 15ª colocada no ranking da Fifa, mostrou menos do que se esperava. Apesar da derrota, Camarões, 43º do mesmo ranking, mostrou mais.
Samuel Oum Gouet deixou o campo confiante, ainda mais com jogadores como Anguissa, para ele um dos melhores meias do mundo, Choupo-Moting, Toko Ekambi, Onana, destaques de ligas europeias que podem fazer de tudo em campo.
Os vencedores preferiram a autocrítica. Freuler disse que a equipe precisa melhorar muito, porque depois joga com o Brasil, que é um time de nível altíssimo, e que agora, com essa vitória, eles podem se concentrar mais. E, talvez, curtir um pouco o resultado do jeito camaronês de encarar a vida.
Na segunda-feira (28), a Suíça enfrentará o Brasil. No mesmo dia, Camarões jogará contra a Sérvia.