Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em meio a onda de ataques, consulado americano em Istambul sofre atentado

Compartilhe esta notícia:

Trabalhadores cobrem parte de delegacia atingida por atentado com carro-bomba em Istambul. (Foto: Huseyin Aldemir/Reuters)

O Consulado dos Estados Unidos em Istambul foi alvo de tiros nesta segunda-feira (10) em parte de uma série de ataques, a maioria contra forças de segurança, na Turquia. Ao todo, ao menos oito pessoas morreram em diferentes ações no país, entre policiais e atiradores.

Nenhuma das vítimas desta segunda pertencia ao consulado, no entanto.

Segundo a polícia, o ataque à representação diplomática foi feito por duas mulheres, que fugiram do local após a polícia reagir com tiros. Uma delas foi ferida e capturada, segundo o governo local.

De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, a mulher, que foi hospitalizada, se chama Hatice Asik e tem 42 anos. Ela seria integrante de uma milícia de ultra-esquerda chamada Frente do Exército Revolucionário do Povo, ou DHKP-C, que assumiu a autoria do ataque. O grupo já havia se responsabilizado por um atentado suicida contra a embaixada norte-americana em Ancara, que matou um agente de segurança, em 2013.

Segundo uma mensagem postada na internet, o DHKP-C justificou a ação por considerar os EUA um “inimigo dos povos do Oriente Médio”.

Horas antes, um ataque suicida contra uma delegacia de polícia na cidade havia ferido três policiais e sete civis e causado o colapso parcial de um edifício de três andares. Segundo a polícia, um carro explodiu perto da delegacia. Instantes depois, policiais que inspecionavam o veículo foram alvos de tiros.

O tiroteio que se seguiu deixou um policial e dois atiradores mortos. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado. Também não se sabe se o ataque está relacionado ao incidente no consulado dos EUA.

Ainda na manhã de hoje, rebeldes curdos da província de Sirnak, no Sudeste do país, atiraram contra um helicóptero militar que carregava recrutas do Exército, matando um dos ocupantes da aeronave.

Mais quatro policiais foram mortos na mesma província quando o carro blindado no qual viajavam foi atingido por uma bomba.

Tanto grupos rebeldes curdos quanto o DHKP-C possuem raízes marxistas e têm um histórico de cooperação em atentados.

Os ataques se somam a uma série de confrontos entre as forças de segurança turcas e a milícia radical PKK (Partido dos trabalhadores curdos). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Itália resgata mais de 1,5 mil imigrantes no mar em único dia
Presos suspeitos de assalto a agências bancárias no Vale do Taquari; Brigada faz buscas na região
https://www.osul.com.br/em-meio-a-onda-de-ataques-consulado-americano-em-istambul-sofre-atentado/ Em meio a onda de ataques, consulado americano em Istambul sofre atentado 2015-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar