Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de junho de 2016
O governo britânico decidiu criar um departamento especial para preparar a saída do Reino Unido da UE (União Europeia), informou a porta-voz do primeiro-ministro David Cameron. Nesta segunda-feira, Cameron presidiu a primeira reunião do governo depois do referendo, na qual abordou o resultado da consulta e foi acordado criar o grupo, formado por funcionários e presidido pelo deputado conservador Oliver Letwin.
A unidade deverá assessorar o novo primeiro-ministro a ser escolhido. Nesta segunda-feira, o Partido Conservador anunciou que o próximo primeiro-ministro britânico deve ser escolhido até 2 de setembro sob um calendário pré-definido.
Letwin terá a missão de coordenar os diferentes pontos de vista dos departamentos do governo sobre os novos passos a seguir para iniciar as negociações sobre a saída do bloco, indicou uma porta-voz da residência da Downing Street.
A equipe não terá poder de decisão sobre a futura relação do Reino Unido com a UE. Ela será meramente consultiva. Para iniciar as negociações, Londres deve comunicar ao bloco europeu a ativação o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece o processo de negociação, cujo período é de dois anos, mas, até o momento, não foi divulgado quando isso acontecerá. (Efe)