Ícone do site Jornal O Sul

Em mercados de Santo Antônio da Patrulha, fiscais recolhem 750 quilos de alimentos impróprios ao consumo humano

Fiscais encontraram carnes com alteração no aspecto, dentre outros problemas. (Foto: Divulgação/MP-RS)

Em mais uma operação da força-tarefa do programa “Segurança Alimentar RS”, três mercados foram autuados nesta terça-feira (26) na cidade gaúcha de Santo Antônio da Patrulha (Litoral Norte), devido a irregularidades sanitárias. Um dos estabelecimentos teve interditados o açougue, padaria e depósito. As apreensões de alimentos impróprios ao consumo humano chegaram a 750 quilos.

Os problemas constatados pelos fiscais incluíram itens com validade vencida, armazenamento inadequado e falta de indicação de procedência. Além disso, as condições de algumas carnes ofereciam risco à saúde, com alterações de cheiro, cor e textura, presença de mosca varejeira e conservação de peças por meio de resfriamento, quando a indicação era de congelamento.

Força-tarefa

Participaram da ofensiva servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, incluindo o coordenador Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça Graziela Vaughan Veleda.

Também estavam presentes representantes da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal de Santo Antônio da Patrulha, das Secretarias Estaduais da Saúde e da Agricultura, bem como a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile