Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Em nova visita, embaixador do Cazaquistão fala sobre possível fornecimento de fertilizantes ao Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Extinção do passivo do Estado com a União tem mobilizado a seccional gaúcha da entidade. (Foto: Antonio Augusto/STF)

O embaixador da República do Cazaquistão, Bolat Nussupov, foi recebido nesta semana no Salão Nobre da prefeitura de Rio Grande (Região Sul) pelo chefe do Executivo local, Fábio Branco, em reunião com secretários municipais e representantes do setor empresarial da região. Essa foi a sua segunda visita oficial ao Rio Grande do Sul.

Nussupov reiterou o interesse da ex-república soviética (localizada na Ásia Central) em ampliar relações com o Estado. O potencial de negócios abrange especialmente a comercialização de fertilizantes do país para o mercado gaúcho.

A pauta vem a calhar, jé que o risco real de desabastecimento do insumo tem preocupado o setor agrícola brasileiro desde que a Rússia, fornecedora desse tipo de produto para os mais diversos países, passou a sofrer punições da comunidade internacional desde que seu Exército invadiu a Ucrânia.

O embaixador do Cazaquistão também visitou o Porto de Rio Grande e instalações da empresa Yara Fertilizantes. A presença do diplomata na cidade, de posição estratégica, havia sido articulada durante encontro em Brasília, dez dias antes, com a titular da Secretaria Estadual de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), ex-senadora Ana Amélia Lemos.

Desta vez, Ana Amélia não pode acompanhar a visita. Ela foi então representada na reunião pela diretora-geral da Serfi, Patrícia Kotlinski, e pelo assessor de Assuntos Internacionais, Robson Valdez.

A primeira agenda oficial de Bolat Nussopov ao Rio Grande do Sul foi realizada na tarde de dia 19 de maio do ano passado, com direito a recepção de chefe-de-Estado. Na ocasião, ele e o governador Eduardo Leite conversaram longamente no Palácio Piratini sobre temas como relações internacionais, intercâmbio econômico e outras possibilidades de parceria com o Estado.

Polônia

No mês que vem, a Embaixada da Polônia no Brasil deve assinar com o governo gaúcho um memorando de entendimento – o documento utilizado em relações entre um Estado e um país. O assunto foi debatido em Porto Alegre por representantes do Executivo com o embaixador Jakub Skiba e o cônsul Sergio José Sechinski.

As tratativas preveem cooperação no segmento químico e comercial, com foco em atividades de capacitação e intercâmbios em educação e cultura – incluindo pedagogia e instrução musical.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Em pouco mais de dois anos, Rio Grande do Sul contabiliza 38.875 casos fatais de coronavírus
Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul publica orientações sobre o autoteste de covid
https://www.osul.com.br/em-nova-visita-embaixador-do-cazaquistao-fala-sobre-possivel-fornecimento-de-fertilizantes-ao-rio-grande-do-sul/ Em nova visita, embaixador do Cazaquistão fala sobre possível fornecimento de fertilizantes ao Rio Grande do Sul 2022-03-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar