Ícone do site Jornal O Sul

Em palestra nos Estados Unidos, Dilma diz estar preocupada que eventual prisão retire Lula da disputa presidencial

"Deixem Lula concorrer ao Palácio do Planalto. Se ele perder, é a da regra do jogo", defendeu a ex-presidenta, (Foto: Reprodução)

Durante palestra organizada nesse sábado por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard, no Estado de Massachusetts (EUA), a ex-presidenta Dilma Rousseff admitiu: ela teme que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja alvo de “manobras” (como uma eventual prisão, por exemplo) para retirá-lo da disputa à Presidência da República em 2018.

“Apesar de tudo que já fizeram com ele, ele tem 38% das pesquisas”, ressaltou a petista. “A mim, preocupa que tirem ele da parada. Sou contra mudanças nas regras do jogo com a bola rolando. Deixem ele concorrer, para ver se ele não ganha! “Não acho que o Lula tem de ganhar ou perder. Ele tem é que concorrer. Se perder, é da regra do jogo.”

A ex-mandatária (2011-2016) também disse apoiar a Operação Lava-Jato, com ressalvas. “Essa força-tarefa só ocorreu por causa das leis que eu propus, mas não posso deixar de condenar alguns abusos”, prosseguiu. “Em qualquer lugar do mundo, não é admissível juiz falar fora de processo ou ser amigo de julgado. A investigação tem sido usada politicamente e isso pode comprometer o sistema democrático brasileiro.”

 

Sair da versão mobile