Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2021
A partir do recebimento de 4 mil máscaras entregues pela iniciativa privada na noite desta segunda-feira (22), a Guarda Municipal de Porto Alegre deve adotar já nesta semana uma nova estratégia no combate ao coronavírus: o fornecimento para quem for flagrado nas ruas sem o dispositivo, cujo uso é obrigatório por lei durante a pandemia.
O lote faz parte de uma doação de 70 mil unidades feita pelo bar e restaurante Pedrini, do bairro Cidade Baixa. De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a medida tem por finalidade conscientizar os cidadãos que estiverem com o rosto desprotegido.
“As cerca de 20 viaturas da corporação que atuam no patrulhamento das ruas da capital gaúcha reforçarão esse monitoramento, que não prevê detenção e nem mesmo cobrança de multa, ressalta. “Nosso objetivo é buscar a compreensão sobre a gravidade da situação epidemiológica na cidade. A população precisa entender a fiscalização como um ato de cooperação.”
Além do chefe do Executivo da Capital e da primeira-dama Valéria Leopoldino, a cerimônia de entrega das máscaras contou com as presenças dos secretários Mauro Sparta (Saúde) e Segurança (Mario Ikeda), além do comandante interino Franklin dos Santos (Guarda Municipal) e do diretor-geral Renê Souza (Escritório de Fiscalização).
“O Gabinete da Primeira-Dama está engajado às diferentes ações de mobilização na cidade, inclusive gerenciando as entregas”, ressaltou Valéria. “Contar com a parceria da fiscalização será de extrema importância para nos ajudar a conscientizar a população.”
Na avaliação de Mario Ikeda, a iniciativa proporciona uma maior amplitude na sua atuação: “Além de orientar e advertir, a Guarda Municipal poderá auxiliar no fornecimento de máscaras à população carente e aos desavisados, possibilitando assim maior proteção das pessoas e a consequente diminuição do contágio do coronavírus”.
Reunião
Também nesta segunda-feira, a retomada do modelo de cogestão regional e adoção das regras da bandeira vermelha (altíssimo risco para coronavírus) no sistema estadual de distanciamento controlado foram os temas centrais de uma reunião extraordinária do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid (Comue-Covid).
Por meio de videoconferência realizada à tarde, o vice-prefeito Ricardo Gomes e o secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid, Cesar Sulzbach, ouviram as entidades e responderam dúvidas sobre o atual momento da pandemia em Porto Alegre.
De acordo com Sulzbach, a prefeitura se debruçou, no fim de semana, para retomar o plano de cogestão em acordo com demais municípios que integram a chamada “R10”, uma das 21 regiões-covid no mapa do distanciamento, vigente desde maio do ano passado em todo o Rio Grande do Sul.
O documento de renovação do plano foi protocolado no último domingo (21), junto ao governo gaúcho. Ainda conforme o secretário, não é necessária a publicação de um novo decreto municipal, pois a adesão da cogestão está garantida pelo decreto municipal nº 20.892/2021, bem como por atualizações posteriores.
(Marcello Campos)