Um público estimado em 5 mil pessoas deve acompanhar de perto os desfiles cívico-militares de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (7), feriado nacional em homenagem à proclamação da independência do Brasil, que completa 200 anos. O evento começa às 10h nos trechos 2 e 3 da avenida Beira-Rio, bairro Praia de Belas. Dentre os atrativos está uma participação inédita de paraquedistas do Exército.
Na pista da orla do Guaíba a plateia poderá acompanhar a passagem de militares da ativa e da reserva, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e integrantes de forças de segurança como a Guarda Municipal, Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Também está previsto o engajamento de membros do Corpo de Bombeiros, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Empresa Pública de Transporte e Circulação (ETC), além de integrantes de organizações civis. A presença das corporações incluirá movimentação em terra, ar e água:
– Batalhões, cavalos, viaturas e veículos de combate.
– Sobrevoos de helicópteros e aviões, incluindo caças da Força Aérea Brasileira.
– Embarcações navais e paraquedistas descendo diretamente no Guaíba.
Encerramento gaudério
Já no encerramento, o Fogo Simbólico da Pátria será levado por cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) até o Parque da Harmonia e unido à Chama Crioula no Acampamento Farroupilha. Nada mal para um evento que permaneceu interrompido durante dois anos por causa da pandemia.
(Marcello Campos)