Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2023
Iniciada nesta semana junto à população idosa, a campanha de imunização contra a gripe passa a contemplar em Porto Alegre mais dois grupos nesta quinta-feira (13): os profissionais da saúde e moradores de comunidades indígenas. O procedimento é oferecido gratuitamente em todos os postos municipais, de forma segura e eficaz, com dose única que pode ser aplicada de forma conjunta com vacina da covid.
O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan-SP e tem perfil trivalente, ampliando a proteção contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Vale lembrar que a aplicação de vacinas é realizada somente de segunda a sexta-feira, salvo por ações pontuais nos fins de semana. Endereços, exigências e outras informações podem ser consultadas em prefeitura.poa.br.
Além dos postos de saúde, o serviço será oferecido nesta quinta-feira por unidade móvel no bairro Anchieta (Zona Norte). O local é a Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique nº 855), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso a imunizantes e aumentar a cobertura da canpanh. Também estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, dentre outros serviços.
Segmentos já incluídos
A campanha prossegue em âmbito nacional até 31 de maio. Durante esse período, a chegada de novos lotes do fármaco permitirá que a prefeitura estenda a aplicação para outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, conforme detalhado a seguir.
– Idosos (60 anos em diante).
– Indígenas residentes em aldeias e com idade mínima de 6 meses.
– Trabalhadores da saúde vinculados a instituições públicas ou particulares, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, veterinários, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e profissionais de apoio como recepcionistas, seguranças, motoristas de ambulâncias e pessoal da limpeza, dentre outros. Cuidadores domiciliares também estão na lista.
Grupos a serem contemplados
– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos.
– Gestantes.
– Mães que deram à luz até 45 dias antes.
– Professores dos níveis de ensino fundamental, médio e superior.
– Profissionais de forças de segurança e salvamento.
– Integrantes das Forças Armadas (na ativa).
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
(Marcello Campos)