Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de março de 2024
Uma das principais celebrações católicas, a Paixão de Cristo tem sua 65ª edição no Morro da Cruz, Zona Leste de Porto Alegre, entre 14h30min e 18h30min desta Sexta-Feira Santa (29). O evento começa no Santuário São José do Murialdo e prossegue até a parte mais alta do bairro São José, com encenação da narrativa religiosa do martírio e execução de Jesus pelo Império Romano na Palestina.
A atração está inserida no calendário oficial dos 252 anos da cidade e conta novamente com o vereador Aldacir Oliboni (PT) no papel principal, além de elenco de artistas profissionais. Como figurantes atuam cerca de 60 moradores e estudantes de escolas do bairro, inclusive interpretando centuriões e habitantes de Jerusalém, cidade onde – segundo a tradição cristã – se deu a crucificação.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCec), em parceria com o Santuário São José de Murialdo. Seu conceito está alinhado à Campanha da Fraternidade de 2024, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que completa 60 anos ininterruptos – a temática de 2024 é “Fraternidade e Amizade Social”.
Outros detalhes
A primeira parte é realizada em frente ao Santuário (rua 1º de Março esquina com Vidal de Negreiros), seguida de procissão por mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, local da encenação dos dramáticos momentos que levam ao derradeiro desfecho. Trata-se da célebre Via Sacra.
No trajeto em direção ao morro, o evento dará especial destaque ao combate à violência contra as mulheres. Outra novidade é uma cena, na abertura, em alusão à necessidade de paz no mundo.
Um ator profissional representando São Francisco de Assis irá cantar uma música, com letra sobre serenidade. Também haverá citação ao papa Francisco. Durante a apresentação musical, atores distribuirão macelas abençoadas ao público.
Trânsito e transporte
A rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da Bento Gonçalves). Das 7h em diante, a linha “344 – Santa Maria” circula no sentido Centro-Bairro pela rua Martins de Lima e no sentido Bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada da rua 1º de Março para cima.
As linhas “T-2”, “T-4″ e” T-11″ passam pela confluência das avenidas Bento Gonçalves, Aparício Borges e Salvador França. Quem estiver no Centro pode utilizar a linha “344 – Santa Maria”, com ponto de embarque na avenida Salgado Filho nº 122. Já quem for de “T-9” deve desembarcar no ponto final, na rua Albion em frente à Companhoa Carris. Para outras linhas de ônibus e lotação pela Bento Gonçalves, o ideal é descer na Estação Cristiano Fischer.
(Marcello Campos)