Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Em que plano fica a Educação?

Compartilhe esta notícia:

"A cidade atravessa um evidente caos financeiro", disse Marchezan. (Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O motivo da comemoração do Dia do Professor vem do Brasil Imperial. Dom Pedro I, a 15 de outubro de 1827, baixou decreto que criou o ensino elementar. Porém, desde então, a Educação tem sido prioridade nos discursos de ocupantes do poder.

Pesquisa recente divulgada no Fórum Econômico Mundial revelou dados sombrios sobre a Educação no Brasil, que ocupa apenas a 131ª posição na qualidade entre 139 nações pesquisadas. Fica claro que há erros na condução do processo, desde o nível básico até o superior.

O Brasil, que já foi a sétima economia mundial, nunca conseguiu lugar de destaque no que define o desenvolvimento de uma nação: a Educação.

Governantes jamais ouviram o que disse o professor Derek Bok, catedrático da Universidade de Harvard: “Se você acha que Educação é cara, experimente a ignorância.”

Os planos de especialistas do setor, na maioria das vezes, foram substituídos por propostas populistas, incapazes de melhorar a qualidade do ensino no país. Há ilhas de excelência, mas são necessárias mudanças radicais para aumentá-las e subir de patamar.

EXEMPLOS

Países como Japão, Coréia do Sul e França, entre outros arrasados no final da Segunda Guerra Mundial, fizeram a opção: poderia faltar tudo, até comida, mas verbas para a Educação estariam garantidas. O resultado não demorou muito a aparecer.

SEM RESPOSTAS

Nas últimas seis campanhas eleitorais, este colunista perguntou a candidatos ao governo do Estado: qual a saída para crise da Educação? Não surgiram respostas objetivas.  O ensino é uma prioridade; a demanda de alunos nas escolas públicas aumenta; os salários dos professores se mantêm baixos e a Secretaria da Fazenda alega não ter condições de remunerar melhor. É uma bola de neve que desce a ladeira desde março de 1979, quando ocorreu a primeira greve do magistério público. Agora, pais e alunos ficam sabendo que as aulas irão até 15 de janeiro, consequência do transtorno da greve sem efeito e das férias diminuídas.

MUDANÇA

O PSDB marcou para 11 de novembro a convenção que elegerá o novo presidente do diretório estadual. O prefeito Nelson Marchezan Júnior encerrará o seu mandato tampão.

DESEMBARQUE

O PDT deixa o governo do Distrito Federal, comandado pelo PSB, e entregará 400 cargos em comissão. Somando a participação dos demais partidos aliados, dá para localizar a causa das finanças quebradas, a ponto de não poder pagar salários.

AVANÇO E RECUO

O primeiro caixa eletrônico do mundo foi instalado pelo banco britânico Barclays em 27 de junho de 1967. A ideia surgiu quando o inventor John Adrian Shepherd Barron retornou para casa, após uma tentativa frustrada de sacar dinheiro numa agência que acabara de fechar. Não poderia imaginar que, 50 anos depois, com todo o avanço tecnológico e a segurança dos cartões de saque, em um país da América Latina os caixas eletrônicos se tornariam vulneráveis aos ataques com explosões de dinamite.

HÁ 80 ANOS

A 15 de outubro de 1937, o presidente Getúlio Vargas comunicou a requisição da Brigada Militar para que ficasse à disposição do Exército. Era mais um dos preparativos do golpe de 10 de novembro, que fechou os legislativos, entre outras medidas de força.

ESTÁ PRÓXIMA

Vai começar a temporada de caça aos votos distraídos. É a fase mais danosa nas campanhas eleitorais.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

O preço do Poder
A arte de tentar
https://www.osul.com.br/em-que-plano-fica-educacao/ Em que plano fica a Educação? 2017-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar