Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Em reunião, ministro da Defesa de Bolsonaro disse que se reunia com comandantes para discutir eleições

Compartilhe esta notícia:

O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2022.

Foto: Reprodução
O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira em reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em julho de 2022. (Foto: Reprodução)

Em uma reunião ministerial de Jair Bolsonaro (PL), às vésperas das eleições de 2022, o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que se reunia, semanalmente, com comandantes das Forças Armadas para discutir o processo eleitoral. Segundo ele, as conversas tinham o objetivo de garantir “eleições como a gente sonha”.

As declarações constam de um vídeo com a íntegra da reunião, realizada em julho de 2022, que embasou a operação da Polícia Federal contra militares e ex-ministros de Bolsonaro suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

As imagens foram encontradas no computador de Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No encontro, o então presidente Bolsonaro e ministros debateram “ações” antes das eleições daquele ano. Segundo a PF, o ex-presidente ordenou a disseminação de informações fraudulentas para tentar reverter a situação na disputa eleitoral – e evitar uma eventual vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Então ministro da Defesa, Nogueira narrou, ao longo de sete minutos, a participação das Forças Armadas nas etapas de fiscalização do processo eleitoral.

Ele falou, por exemplo, da participação de técnicos escolhidos pela pasta em uma comissão de transparência, organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para contribuir com a auditoria das eleições.

Depois de pedir sigilo para as suas declarações e chamar o colegiado de “conversa para boi dormir”, Paulo Sérgio Nogueira disse estar “junto de Jair Bolsonaro”. O ministro afirmou que os comandantes das Forças Armadas trabalhavam para que houvesse “êxito na reeleição de Bolsonaro como presidente de todos nós”.

“Senhor presidente, eu estou realizando reuniões com os comandantes de Forças quase que semanalmente. Esse cenário nós estudamos, nós trabalhamos, nós temos reuniões, pela frente decisivas, para gente ver o que pode ser feito, que ações poderão ser tomadas para que a gente possa ter transparência, segurança, condições de auditoria e que as eleições se transcorram da forma como a gente sonha, e o senhor, com o que a gente vê, no dia a dia, tenhamos o êxito de reelegê-lo e ser o presidente de todos nós.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Embraer assina acordo na Índia para o cargueiro C-390
“Defesa frágil” e “argumentos terríveis”: Daniel Alves deve ser condenado, diz imprensa europeia
https://www.osul.com.br/em-reuniao-ministro-da-defesa-de-bolsonaro-disse-que-se-reunia-com-comandantes-para-discutir-eleicoes/ Em reunião, ministro da Defesa de Bolsonaro disse que se reunia com comandantes para discutir eleições 2024-02-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar