Quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula participa de evento cívico na Bahia

Compartilhe esta notícia:

O petista chamou a festa de “consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O petista chamou a festa de “consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (2) das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Ele chamou a festa de “consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”.

Acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, o chefe do Executivo desfilou em carro aberto, junto com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O veículo com o presidente seguiu ao lado da multidão, precedido das fanfarras e bandas marciais de escolas públicas da Bahia, além de militares das Forças Armadas.

“Eu vim à Bahia e hoje é o dia em que a Bahia se transforma na capital do Brasil. A gente precisa compreender que Salvador vira capital provisória pela manifestação exuberante do povo baiano. Dom Pedro gritou “independência ou morte”, mas quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil”, disse o presidente.

Entenda

A cada 2 de julho, a Bahia celebra a expulsão feita em 1823 das tropas portuguesas que ainda resistiam à Independência declarada no ano anterior por Dom Pedro II.

Em um movimento que contou com a participação popular, qualquer autoridade lusitana remanescente foi tirada do poder. A data marca a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia. Eles resistiram, em território baiano, mesmo após o 7 de Setembro.

Selo

Ao lançar um selo comemorativo ao bicentenário da data, Lula acrescentou que o segredo do sucesso da Bahia está na capacidade de resistir quando necessário. “É um povo que é alegre, festivo, mas quando tem que lutar vai pra cima e derrota o adversário”, disse o presidente.

As ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participaram da celebração.

À tarde, o presidente seguiu para o Ilhéus (BA), onde deve participar, nesta segunda-feira (3), de uma agenda para inaugurar a retomada das obras do trecho que fica entre a cidade do litoral baiano e Caetité (BA), no sertão, a Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). A ferrovia deverá interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus e Itaqui (MA). Pela FIOL será escoado minério de ferro produzido na região de Caetité e a produção de grãos e de minério do oeste da Bahia. A ferrovia começou a ser construída em 2010 e deveria ter sido entregue em 2014. Todavia o governo federal alegou falta de verba. Atualmente, a previsão do governo da Bahia é que a obra seja concluída e entre em operação a partir de 2027.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Líderes da Câmara dos Deputados se reúnem para definir pauta econômica
Governo do Estado lança, nesta segunda, novo edital para adesão de municípios ao programa Balada Segura
https://www.osul.com.br/em-salvador-lula-participa-das-comemoracoes-da-independencia-do-brasil-na-bahia/ Lula participa de evento cívico na Bahia 2023-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar